| Futebol

Relembre as semifinais do Flamengo no NBB

Equipe rubro-negra é a única que esteve entre as quatro melhores nas sete edições da competição

Herrmann foi um dos destaques da última partida

Herrmann foi um dos destaques da última partida

Única equipe presente em todas as semifinais da história do Novo Basquete Brasil 7 (NBB), o Flamengo entra na fase final dos playoffs para enfrentar o Limeira com um retrospecto a seu favor. Em seis campeonatos disputados até aqui, o Flamengo chegou à final por quatro vezes, sendo campeão em três delas e este ano vai mais uma vez vai atrás de se sagrar "dono do Brasil".

No ano de estreia do NBB, na temporada 2008/2009, o Rubro-Negro conquistou o título, encontrando o Joinville nas semifinais. O Flamengo passou fácil pelo extinto time, com um três a zero, sem dar chances ao adversário. Enéas Lima, torcedor do Flamengo e blogueiro do 'Garrafão Rubro-Negro', acompanhou aquele ano de perto e viu um time superando dificuldades para se ser campeão com muita autoridade. "Me recordo que naquela temporada o mais importante foi a força do grupo. O time não tinha grandes estrelas, mas superou qualquer tipo de adversidade, internas ou externas, para vencer. Além disso, naquele NBB, o Flamengo conseguiu convencer o torcedor a marcar presença nas partidas do basquete, principalmente nas finais contra o Brasília. A Nação começou a conhecer um pouco mais do esporte que, consequentemente, foi consolidado com o sucesso adquirido", contou.

No ano seguinte, o Orgulho da Nação encontrou o Franca na semi. Com menor facilidade, mas com muita eficácia, o Flamengo bateu o time paulista por 3 a 1, mas, posteriormente, caiu nas finais diante do Brasília. Nas temporadas de 2010/2011 e 2011/2012, o Mais Querido não obteve o mesmo sucesso nas semifinais, sendo eliminado pelo Franca - em revanche do ano anterior – e para o São José, respectivamente.

Novamente campeões
Apesar das eliminações em dois anos consecutivos, a quinta edição do NBB trouxe de volta o campeão rubro-negro. Em uma série de cinco partidas, foi a vez do Flamengo "vingar" a derrota do ano anterior, batendo o São José na semifinal jogando um grande basquete que, posteriormente, daria o título nacional ao Mais Querido novamente, sobre o Uberlândia.

André Amaral, escritor do blog Ninho da Nação e torcedor rubro-negro, relembrou aquela conquista. "Em 2012 o FlaBasquete ficou 20 jogos invictos. Porém, na metade do segundo turno, o time encontrou dificuldades, como é de praxe, mas conseguiu se superar. O time via seu principal rival na época, o Brasília, como tricampeão brasileiro, e precisava voltar a ser campeão. Foi uma vitória épica diante do forte time do Uberlândia, consagrando o Mais Querido", contou.

A conquista foi repetida na temporada 2013/2014, em um ano em que os comandados de José Neto conquistaram absolutamente tudo aquilo que disputaram. Naquele ano, o Orgulho da Nação encontraria o Mogi das Cruzes nas semifinais, fechando a série em 3 a 1 e fazendo partidas que ficaram na lembrança da blogueira rubro-negra do iflamengonews, Nathalia Coelho.

"A temporada 13/14 marcou o basquete rubro-negro por ter sido de muitas conquistas (não só a do NBB). O Flamengo vivia uma fase excepcional, senão a sua melhor. Elenco, diretoria, comissão, todos, todos estavam empenhados pela realização do mesmo objetivo. Aquele jogo contra o Mogi das Cruzes mexeu muito comigo. O Flamengo precisava da vitória, pois a série estava empatada em 1 a 1, jogou fora de casa e a classificação veio nos últimos segundos, com a ajuda do Cristiano Felicio. Essa partida com certeza entrou para a história e marcou muito a temporada 13/14. Não é à toa que o Flabasquete é o meu orgulho e o Orgulho da Nação", relembrou Nathalia.

imageSétima semifinal após grande vitória sobre São José
Cientes de que não haverá vida fácil neste sábado (09.05), quando o FlaBasquete dá início a série contra Limeira na cidade paulista, os atuais campeões retomaram os treinamentos na quinta (07.05) se preparando para a partida, antes de embarcarem para São Paulo. Lá os rubro-negros encontraram um time que terminou em segundo no NBB 7 – uma posição à frente do Orgulho da Nação – e que ganhou o confronto direto disputado lá durante a fase classificatória. Em contrapartida, o Mais Querido, no segundo turno, devolveu a derrota para o Limeira com uma vitória imponente por 86 a 70 no Tijuca Tênis Clube.

O jogo entre Flamengo e Limeira terá transmissão ao vivo do SporTV neste sábado (09.05), às 16h. Os próximos jogos da série já estão agendados e acontecem na segunda-feira (11.05), em São Paulo, e na quinta (14.05) no Tijuca Tênis Clube. Se você ainda não garantiu sua entrada para lotar a casa do Orgulho da Nação, compre agora. Os ingressos já estão à venda pelo site do Guicheweb e sócio-torcedor tem 50% de desconto. Se você ainda não é membro do Nação Rubro-Negra, clique aqui e ajude o Flamengo a ser cada vez mais forte.

Fonte: http://www.flamengo.com.br/site/noticia/detalhe/21149/relembre-as-semifinais-do-flamengo-no-nbb

Comentar pelo Facebook

Leia também


Comentar pelo Site

Nenhum Comentário
Seja o primeiro a comentar essa notícia.