A final da Taça Rio colocará frente a frente Flamengo e Fluminense pela terceira vez nesta temporada. O Tricolor é o time responsável pela única derrota rubro-negra em 2020. Se vencer o time da Gávea conquistará o 36º título do Campeonato Estadual, aumentando ainda mais a hegemonia na competição, justamente contra o segundo maior vencedor do Rio.

Em 29 de janeiro, as duas equipes se enfrentaram. O Flamengo, ainda com o elenco sub-20, o Fluminense começando a entrar no esquema de jogo de Odair Hellmann. O time rubro-negro perdeu por 1 a 0. O gol da vitória foi marcado por Nenê. Uma finalização de calcanhar que só não entrou para a história do clássico justamente pelo fato de o Flamengo estar dando de ombros para a partida.

Na segunda partida entre as equipes, elas disputaram uma vaga na decisão da Taça Guanabara. O Flamengo abriu 3 a 0, o Fluminense levou para 3 a 2 e reclamou da arbitragem para não ter conseguido o empate.

O Flamengo tem, na temporada, 16 vitórias, dois empates e uma derrota. Com o retorno dos titulares e do técnico Jorge Jesus, acumula 14 vitórias e um empate.