| Futebol

Saiba como funcionam as eleições do Flamengo

Nesta segunda-feira (7.12), das 8h às 21h, associados do Mais Querido definem a chapa que irá dirigir o clube no próximo triênio

Associados escolhem presidente nesta segunda

Associados escolhem presidente nesta segunda

Na segunda-feira (7.12), os associados do Clube de Regatas do Flamengo decidem quem serão o presidente e o vice-presidente do Mais Querido pelos próximos três anos. Saiba como funciona todo o processo eleitoral que irá definir os dirigentes do Rubro-Negro:

Período
A votação começa às 8h e vai até às 21h. A apuração começa e termina no mesmo dia, com o vencedor sendo conhecido pouco antes da meia-noite.

Local
A eleição ocorre na sede social do Clube de Regatas do Flamengo, com a urna eleitoral no ginásio Hélio Maurício, do basquete.

Ciclo
A chapa eleita dirigirá o Flamengo pelos próximos três anos. Ou seja, a partir de 1 de janeiro de 2016 até 31 de dezembro de 2018.

Eleitores
A Assembleia Geral. Ou seja, todo associado do Flamengo com mais de 18 anos, quite com o Clube e com mais de dois anos de vida associativa (se proprietário) ou três anos (se patrimonial, contribuinte ou contribuinte off-Rio) além de constar na relação de eleitores e não ter sido punido pelo Clube nos últimos três anos.

Há diferença entre as categorias de associados para a eleição?
Não. Todos os eleitores aptos têm seus votos contabilizados da mesma forma.

Requisitos para inscrição das chapas
Cada ficha de inscrição deve conter o candidato a presidente e vice-presidente, presidente e vice-presidente da Assembleia Geral e os membros do Corpo Transitório dos Conselhos Deliberativo e de Administração.

Quem pode ser candidato a presidente?
Todo associado das categorias Proprietário, Grande-Benemérito, Benemérito e Emérito, do Flamengo, com mais de 35 anos de idade, brasileiro e com mais de cinco anos de vida associativa ininterrupta. É indispensável apresentar planos de metas, declaração de bens, certidão dos distribuidores cíveis, criminais, interdições e tutelas e da Fazenda Pública, Federal e Estadual. O candidato a vice-presidente deve preencher os mesmos requisitos do candidato a presidente.

Como funcionou o calendário eleitoral até este momento?
O Conselho de Administração definiu no dia 31 de agosto a relação de eleitores da Assembleia Geral com os dados disponíveis para fins eleitorais. As chapas podem requisitar uma cópia dessa relação mediante ao pagamento de taxa. Após a publicação, nenhum nome pode ser incluído, exceto se houver erro ou omissão.

As chapas puderam ser inscritas até o dia 30 de setembro, momento em que definem suas cores. Após a inscrição, o Conselho de Administração teve 48 horas para encaminhá-las à Comissão Permanente Eleitoral, que teve até o dia 20 de outubro para impugnar e registrar as chapas. Nesta eleição, nenhuma chapa foi impugnada. O Conselho de Administração homologou as chapas no dia 9 de novembro.
 
Quantos associados compõem a Assembleia Geral este ano?
Aproximadamente 7200.

Como posso acompanhar as eleições?
Pelo site oficial do Flamengo além de página no Facebook, Twitter e Instagram.

A partir das 21h, o que acontece?
Não será mais permitida a entrada de associados na sala de votação, sendo distribuídas senhas apenas aos que já estiverem na fila. No final da votação, serão recolhidos os livros de presença e iniciada a apuração. O Presidente nomeará quantos escrutinadores achar necessário. As urnas serão abertas na presença dos candidatos ou de seus representantes, dos fiscais e dos integrantes da Mesa da Assembleia Geral.

O Presidente dará posse ao Presidente e Vice-Presidente da Assembleia Geral e os membros do corpo transitório do Conselho Deliberativo e de Administração da chapa que obtiver o maior número de votos.

E quanto as chapas que não venceram?
Se as chapas vencidas alcançarem vinte por cento dos votos válidos, excluídos do quórum os votos em branco ocorre o seguinte: da chapa segunda colocada serão empossados, para o Conselho Deliberativo, os trinta primeiros como efetivos e os dez subsequentes como suplentes e, para o Conselho de Administração, os doze primeiros como efetivos e os seis subsequentes como suplentes.

Quando a chapa vencedora assumem?
O Presidente e o Vice-Presidente do Flamengo tomam posse em reunião solene do Conselho Deliberativo, a ser convocada, na segunda quinzena de dezembro

Fonte: http://www.flamengo.com.br/site/noticia/detalhe/22657/saiba-como-funcionam-as-eleicoes-do-flamengo

Comentar pelo Facebook

Leia também


Comentar pelo Site

Nenhum Comentário
Seja o primeiro a comentar essa notícia.