Seca e joga: Fla precisa de ajustes contra o Coxa por fim de seca no Rio

Tão aguardado e tão sofrido. É a história do Flamengo em 2016 no Maracanã. O time rodou o Brasil, esperou 10 meses para voltar ao estádio, mas ainda não venceu. Foram dois empates – Corinthians e Botafogo – num momento decisivo do Campeonato Brasileiro. Nesta noite, às 19h30, o Coritiba é o desafio da vez no Maracanã.

Com 66 pontos, na terceira colocação, o Flamengo precisa da vitória para seguir com o sonho do título vivo. O Palmeiras joga às 17h, contra o Botafogo, em São Paulo. O resultado positivo praticamente garante ao Rubro-Negro vaga direta na Libertadores, a meta do ano. Mas a nação quer mais. O GloboEsporte.com lista cinco pontos que precisam melhorar para o time de Zé Ricardo voltar a vencer dentro de sua casa.

Ajuste fino

Contra o Corinthians, Zé Ricardo atendeu a boa parte da torcida e, sim, da crítica. Escalou quatro jogadores no meio de campo e dois atacantes – Mancu e Diego no meio, Sheik e Guerrero no ataque. O time respondeu mal em campo, é verdade. Guilherme fez o que quis no início da partida e o Timão marcou um, mas poderia ter feito até três gols. Desentrosado, principalmente na hora que perdia a bola e tinha que fechar os espaços, o time sentiu dificuldades.

Mas houve falhas não só no esquema menos usado, mas também com o sistema repetido desde o tempo de Muricy Ramalho, com dois pontas de cada lado. Diante do América-MG, no Mineirão, qualquer bola perdida pelo Flamengo era a senha de uma tentativa do Coelho, que teve chance com Michael, em bola que Arão se esticou e conseguiu cortar, além de outros sustos na primeira etapa.

Variação de jogadas

O time de Zé Ricardo tem forma de jogar. Sobe em tabelas pelas laterais e tenta, na maior parte das vezes, o caminho dos lados do campo para chegar até a área. Guerrero alertou no seu último jogo que o time precisava de mais variação. Em outras palavras, parecia previsível nas ações de ataque. Diego sendo bem marcado. Um jogador na sobra de Fernandinho, que dificilmente agora pega a bola no mano a mano contra um defensor. Arão contido na defesa e subindo menos. São situações que vêm dificultando as ações do Flamengo nas últimas partidas.

O avanço dos laterais é sempre uma saída. Jorge tem facilidade de cair para o meio e abrir mais espaço para Fernandinho. Pará não tem a mesma característica, mas força tabelas durante o jogo, aquelas mesmas que deram bons frutos para o Flamengo durante a campanha – os gols contra a Chapecoense e diante do Vitória são os melhores exemplos.

Variação de opções

Zé Ricardo justificou a permanência de Damião em campo contra o América-MG pela importância do jogador na bola aérea defensiva. O garoto Felipe Vizeu, que teve o nome gritado pela torcida no Mineirão, não entra em campo desde a vitória por 3 a 0 sobre o Santa Cruz, quando marcou um dos gols – por sinal, a última grande atuação do Flamengo. Dos três centroavantes de área, a revelação rubro-negra tem a melhor média de gols por minutos em campo. Hoje, apesar do bom início de Damião e de toda a raça que mostra em campo, é difícil de entender Vizeu, mais técnico e com característica de jogo um pouco diferente – só o fato de ser canhoto muitas vezes complica defensores – não ter mais chance nas partidas.

Perto de deixar o Flamengo, Alan Patrick caiu. É verdade, está longe de ser aquele meia que flutuava pelo ataque com a bola dominada e com soluções contra defesas fechadas. Mas ainda assim é um dos jogadores capazes de mudar o ritmo do time. Mancuello, pelo poder de finalização e a bola parada, também é alternativa ofensiva que vem sendo pouco usada.

Guerrero e Diego próximos

A melhor notícia para o Flamengo neste jogo é a volta de Guerrero. Quem duvidava da capacidade técnica do peruano percebeu a falta que o atacante faz contra o América-MG, após noite infeliz de Damião. Mais hábil, Guerrero se sente bem saindo da área e abre espaços para os pontas de Zé Ricardo. O diálogo com Diego também tende a crescer com o jogador estrangeiro no comando do ataque.

Sobe, Jorge!

Valorizado dentro e fora de campo, o lateral Jorge é peça importante neste Brasileiro. Saiu do lado esquerdo as melhores jogadas na vitória sobre o América, numa jornada ruim do time rubro-negro. Saindo da esquerda, buscando tabelas e arriscando chutes, o jogador é fiel da balança desta equipe e ponto de equilíbrio do time mesmo em momentos ruins do time no Campeonato Brasileiro.

FLAMENGO X CORITIBA
Local: Maracanã, Rio de Janeiro
Data e horário: domingo, 19h30 (horário de Brasília)
Escalação provável: Alex Muralha, Pará, Réver, Rafael Vaz, Jorge; Márcio Araújo, Arão, Diego; Fernandinho, Everton e Guerrero.
Desfalques: Ederson (lesionado).
Pendurados: Alex Muralha, Alan Patrick, Marcelo Cirino, Diego, Mancuello, Everton, Ederson e Léo Duarte
Transmissão: Premiere, Premiere HD e PFCI (com Luiz Carlos Jr e Roger Flores).
Arbitragem: Ricardo Marques Ribeiro (MG) apita o jogo, auxiliado por Guilherme Dias Camilo e Pablo Almeida da Costa, ambos também de Minas Gerais.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2016/11/seca-e-joga-fla-precisa-de-ajustes-contra-o-coxa-por-fim-de-seca-no-rio.html

Share this content: