| Futebol

Segura essa vaga, Cuéllar!

flameng - Segura essa vaga, Cuéllar!

Após um longo período fora do time titular, Gustavo Cuéllar deverá ter nova oportunidade no time para o jogo do próximo domingo, contra o Grêmio. Esta será uma das raras chances dele mostrar o seu futebol e fazer valer a sua contratação. Mas será que dessa vez, em apenas um jogo, o colombiano conseguirá calar os defensores da titularidade de Márcio Araújo? Ou será que irá apenas constatar que não faz tão bem a proteção à zaga e realmente joga melhor como segundo volante?

O grande clamor de grande parte da torcida é que Cuéllar entre no time no lugar do imortal Márcio Araújo. Entretanto, apenas um fator atípico fará com que ele entre em campo como titular na próxima partida: a suspensão de Willian Arão. Assim, o colombiano atuará como segundo volante, dando margem para a seguinte interpretação. Se apresentar um futebol vistoso, vão dizer que ele só sabe jogar como segundo volante. E se for mal, os defensores da titularidade de Márcio Araújo dirão que entendem mais de futebol que os outros 99% da torcida rubro-negra.

Jogando ao lado do volante mais contestado do Brasil, o colombiano terá menos responsabilidades defensivas e mais liberdade para subir ao ataque, assim como faz Arão. Atuando mais avançado, ele pode até dar bons passes e fazer uma boa partida ofensivamente. Porém, o que grande parte da nação rubro-negra quer ver são muitas roubadas de bola, recomposição defensiva com velocidade e eficiência e muita raça. Estes sim, são os fatores que farão com que ele consiga uma vaga como primeiro volante no time de Zé Ricardo.

Mas Cuéllar tem todas essas características? Ou foi um erro de planejamento do próprio Flamengo ao contratar um jogador para atuar na posição errada? Pelos jogos que já fez a frente do Mais Querido, Cuéllar demonstrou todas essas características de primeiro volante e algo mais. Se apresenta muito mais para o jogo em comparação a Márcio Araújo.

Vamos analisar o mapa de calor do primeiro jogo do campeonato, na vitória contra o Sport. Esta foi a última oportunidade em que Cuéllar autou como primeiro volante. Note como Cuéllar participa muito mais do jogo. Busca dar opção para seus companheiros na saída de bola, flutuando por todo o meio de campo.

Já no mapa de calor de Márcio Araújo (na vitória contra o Atlético-PR, pela 18ª rodada), podemos ver uma menor participação na partida, o que atrasa ainda mais a saída de bola rubro-negra. Parece que brinca de esconde-esconde atrás dos atacantes adversários quando os zagueiros e laterais têm a posse de bola. E quando alguém o encontra, faz gestos apontando para outros companheiros, indicando ainda mais que não quer tocar na bola.

Aos amigos que também exigem uma maior participação do volante colombiano no time titular, torçamos para que faça uma partida excepcional. Sem deixar margem para Zé Ricardo pensar em colocá-lo de volta no banco de reservas. Que Cuéllar acorde amanhã com o pé direito e Márcio Araújo com o esquerdo.

Curtinhas pré e pós-jogo:

Sport 1 x 0 Flamengo – Um jogo para se tirar de lição do que não se deve fazer em campo. Márcio Araújo foi sacado para o segundo tempo. Que Cuéllar fique atento a possível oportunidade que pode ganhar em breve.

Flamengo x Grêmio – O primeiro confronto direto do segundo turno. Precisamos ir melhor neste tipo de jogo se realmente quisermos ser campeões. A vitória se torna ainda mais obrigatória após a pavorosa derrota para o Sport, na última rodada.

Bruno Petrocelli

@brunopet365

@brunopet365

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2016/08/segura-essa-vaga-cuellar/

Comentar pelo Facebook

Leia também


Comentar pelo Site

Nenhum Comentário
Seja o primeiro a comentar essa notícia.