| Futebol

Será que tudo foram flores na gloriosa Era Zico ?

Estamos vivos

flameng - Será que tudo foram flores na gloriosa Era Zico ?

Sem nenhuma comparação,  entre o time atual com os áureos tempos da chamada Era Zico. Certamente, o período mais golorioso da trajetória Rubro-negra.

Mas naquele período,  também tivemos os nossos percalços. HoJe estamos vivendo a comoção de uma precoce desclassificação na sonhada Taça Libertadores das Américas. Mas será bom entendermos, que a vida tem que seguir, a temporada não está perdida. 

Voltando no tempo, vamos estabeceler que a Era Zico começou em 1974 e terminou em 1989, houve também o período em que o nosso maior ídolo transferiu-se para a Udinese da Itália em junho de 1983 e voltou em junho de 1985. Durante a Era Zico, tivemos 17 treinadores efetivos, sem contar os interinos.  Sinal que em vários momentos, a performance do time foi colocada em dúvida. Em alguns desses anos, sequer ganhamos um título de relevância, exemplos de 1975, 1976, 1977, 1985, 1988 .Também  muitos questionamentos da torcida , mídia, caças as bruxas etc, o célebre gol de Rondineli em 1978 nos salvou de um desmanche eminente . A cobrança e o passionalismo de hoje, também apareciam naqueles tempos. 

Podemos reviver alguns momentos em que o esquadrão Rubro-negro também foi bastante questionado, após derrotas doloridas.  A  queda  diante do Palmeiras por 4 x 1  no brasileirão de 79 , que nos eliminou e ascendeu o treinador Telê Santana a condição de ícone e técnico da Seleção Brasileira, depois de quase uma década sem títulos significativos. Já em 1980 também no brasileirão, que depois ganhamos, uma inesperada derrota para o Botafogo da Paraíba por 2 x 1 em pleno Maracanã, causou grande repercussão, com direito a "cristos" e "caças as bruxas".  Ao final do glorioso ano de 1980,  fomos eliminados do Carioca pelo Serrano de Petrópolis, com o lendário gol do obscuro Anapolina, não é preciso lembrar da péssima repercussão daquela derrota.Em 1981, ano também glorioso para o Flamengo, fomos eliminados pelo Botafogo no brasileirão, um 3 x 1 em que o meia alvi-negro Mendonça deu um drible por debaixo das pernas de Júnior causando grande furor e crírticas contundentes ao nosso time.  Parecia que estávamos no fim do mundo. Em 1982, depois de mais um título no brasileirão, fomos eliminados na Libertadores pelo Penãrol do Uruguai em pleno maraca lotado, com um gol de falta de Jair ex Inter, o 1 x 0 teimoso não saiu do placar, dias depois perdemos a decisão do carioca para o Vasco, 1 x 0 gol de M.Antonio Rodrigues, podem ter certeza, as duas derrotas deram o que falar, foi mais uma grande comoção. Em 1983 eliminação na Libertadores para o Bolivar da Bolívia em pleno Maracanã, com troca de treinador, saiu Carlinhos e entrou o motivador Carlos Alberto Torres, que nos levou ao título do brasileirão 1983. Outras derrotas como o gol de Cocada em decisão contra o Vasco em 1988, o gol irregular de Maurício que tirou o Botafogo de longa fila sem títulos e por aí vai. 

É natural o desapontamento pela desclassificação na Libertadores, seria absolutante supreeendente se acontecesse diferente, mas nada está irremediavelmente perdido.  Com alguns ajustes, a volta de contundidos e algumas contratações pontuais, a temporada de 2017 ainda poderá vir a ser, altamente vitoriosa para o nosso amado Flamengo....SRN

 

 

 


Comentar pelo Site

1000 Comentários
image

Ricardo PerezHá 4 meses

Com a licença do KASSA, tem coluna nova na área. Só não vou poder interagir com vocês agora, pois estou de saída. Mais tarde a gente papeia, ok? ABRAÇÃO GERAL !!!

image

Kassandro RichelieuHá 4 meses

Presida, a licença é pro Lemos. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

image

alexandre abdias leiteHá 4 meses

Como comentei a semana passada, EU ESTAVA CERTO. DUVIDEI Que íamos jogar na ilha contra o chorafogo e acertei. É INACREDITÁVEL A MA VONTADE E A INTENÇÃO CLARA DE PREJUDICAR O FLAMENGO. Quando foi montado um circo lá de qualquer jeito foi liberado rapidamente pro chorafogo NÓS arrumamos td e não conseguimos jogar. Que nossa diretoria fique esperta e ja deixe td pronto quanto a documentação necessária. Porque senão nem dia 14 dará certo. Se deixar pra hora vão arrumar outras exigências podem crer. Não conheço o Rio mas um amigo meu presidente da raça daqui da minha cidade falou que pra chegarmos nesse estádio temos que passar em frente à sede da maior organizada do vasquim e que lá é região de muitos VASCAINDOS e que não querem nos ver por lá. Procede essa informação?

image

RalphHá 4 meses

Cara, que os vascaídos se mordam. Quanto a burocracia é verdade. Mas se o EBM é o cara que sabe negociar nos bastidores então que use isso. Nada melhor que ter a Globo ajudando, afinal um jogo clássico de estreia na Ilha lotada, no domingo, é garantia de audiência record. Globo vai deixar ir pra Volta Redonda, com público que não vai lotar? Além disso tem todo o deslocamento, gasto de combustível, locação, distância e tudo o mais, ruim para os clubes como está no regulamento. Sem contar que a CBF já fez concessões a outros jogos rasgando o regulamento. Se o EBM souber usar isso, além de ter um trâmite bom na CBF, que use. Meu palpite é que conseguiremos a liberação.

image

jose.gomizHá 4 meses

ESTE E O PRESIDENTE MAIS BANANA DA HISTORIA DO FLAMENGO ESTA HISTORIA DO ESTADIO DA ILHA E DIGNA DE TRATAMENTO DE POLITICA USADA CONTRA UM ZE MANE , , OS POLITICOS , OS ARBITROS, A FERJ , A CBF , DEITAM E ROLAM EM CIMA DO FLAMENGO E ELE NAO VAI PRA BRIGA , FICA COM AQUELA CARA DE SONSO DE BOI MANSO, SO FICA BRAVO COM OS CARAS QUE ELE TRAIU DA CHAPA AZUL QUANDO SE MANIFESTAM E COM O MAURO CEZAR DA ESPN , O RESTO FAZ O QUE QUER COM O FLA, SEUS DIRETORES SAO UMAS PORCARIAS , CONTRATAM MUITO MAL , E FICAM ATRAS DE JOGADORES LESIONADOS E REFUGOS DE OUTROS TIMES,, FLAMENGO TEM 100 MIL SOCIOS E O SOCIO TORCEDOR MAIS CARO DO BRASIL , VAI ENTRAR 100 MILHOES DO VINICIUS JUNIOR , EXIGIMOS JOGADORES PRA DECIDIR , CHEGA DE PORCARIAS NO ELENCO,

ANDERSONHá 4 meses

Esse jogo tem que ser na Ilha.

image

Kassandro RichelieuHá 4 meses

Com essa politicagem escrota não tem muito o que ser feito, principalmente com quem trabalha de forma correta. Se fosse um Eurico da vida a propina já tinha rolado e liberado, mas gaças a Deus o nosso mandatário não age dessa forma. Prefiro que se mostre isso na imprensa e TODOS vejam o quão são escrotos esses políticos.

image

RalphHá 4 meses

Eu usaria a Globo, afinal estreia na Ilha é garantia que audiencia irá estourar, além de garantia de casa cheia (em Volta não há certeza)

image

Fabio GonçalvesHá 4 meses

"O Clube de Regatas do Flamengo indicou à CBF, como mando de campo para a partida, o Estádio Luso-Brasileiro. O referido estádio não se encontra com os laudos técnicos atualizados e, em cumprimento ao RGC - Regulamento Geral das Competições -, é necessária uma definição do local da partida. Sendo assim, o Clube de Regatas do Flamengo indicou o Estádio Raulino de Oliveira. Informamos que, caso os laudos do Luso-Brasileiro sejam entregues até 30/05 - a 5 (cinco) dias da partida, conforme prevê o art. 13, inciso III do RGC 2017 - a alteração será atendida pela CBF/DCO, entendendo não haver prejuízo aos clubes disputantes, mesmo sendo em outro município. (Vide IMT - 11BSA/17, de 24/05/17)". FONTE: http://www.cbf.com.br/competicoes/brasileiro-serie-a#.WS4prevyuos

image

Reginaldo Pereira FLA-NATAL RNHá 4 meses

Rapaz nada para o FLAMENGO da certo ohh olho grande da mulesta..!! Mais ficou nítido o esquema para prejudicar o FLAMENGO. Os bombeiros afirmaram ontem que hoje entregavam os laudos, mais só vieram se pronuciar 26 minutos após a cbf anunciar oficialmente q o jogo será em volta redonda, os bombeiros tiveram o dia todo para redigi esse laudo e mandar para o FLA com certeza existe um complô contra o FLAMENGO

image

RalphHá 4 meses

Diretoria trabalha em silêncio para ter o jogo na Ilha. Se fizer barulho, expor o problema pra mídia ou criticar a CBF não vai arrumar nada. Por isso confio no EBM, nisso ele é bom.

image

Kassandro RichelieuHá 4 meses

Concordo plenamente, Ralph.

image

Ivan Santos Há 4 meses

Concordo tbm. E acredito que a atitude deva ser devolvida na msm moeda. O maracanã n deve ser utilizado a menos que seja estritamente necessário, para que a odebrecht queira devolver mais rápido o estádio (visto que o fluminense n deve dar lucro) e acelerar essa nova licitação.

Carregar mais