Série A: Flamengo e Chapecoense lideram segundo turno do Brasileiro

Regularidade ao longo de toda a competição. Taí um requisito básico para o clube que sonha conquistar o título do Brasileirão, ou então, não sofrer para escapar do rebaixamento. Ainda mais num campeonato tão longo e equilibrado, no qual as equipes ficam sujeitas a muitos altos e baixos por conta de lesões, cartões e mudanças no elenco. Para ser campeão ou se livrar do Z-4 não basta fazer um ótimo primeiro turno e logo depois cair de produção no segundo. Como também não adianta ter um início muito ruim e mostrar superação apenas nas rodadas finais. Mesmo os times que demonstram poder de reação precisam ter regularidade para conseguirem atingir os seus objetivos

Analisando as seis rodadas iniciais do primeiro e do segundo turno percebemos que Palmeiras (48) e Flamengo (47) estão nas primeiras colocações da tabela, disputando ponto a ponto o título, justamente por causa da regularidade. Na sexta rodada do primeiro turno, o Verdão era o quarto colocado, com 12 pontos, a mesma posição e pontuação deste returno. O Fla, que somava 10 pontos, na quinta colocação, é o primeiro do segundo turno, com 13 pontos ao lado da Chapecoense. O time catarinense, por sinal, também tinha 10 pontos na sexta rodada do primeiro turno, mas era o sétimo colocado pelos critérios de desempate – ficava atrás do Rubro-Negro e do São Paulo.

Com 13 pontos após o sexto jogo disputado, no início de junho, Grêmio, Corinthians e Internacional lideravam o Brasileirão. Realidade bem diferente deste segundo turno. O Timão está em 13º lugar, com sete pontos. Pode parecer pouco, mas estes seis pontos de diferença custaram o G-4 – está em quinto lugar, com 41 pontos – e afastaram a equipe comandada pelo técnico Cristóvão Borges da luta pela liderança. Prejuízo maior tiveram os clubes gaúchos. Penúltimo colocado no returno, com cinco pontos, o Tricolor gaúcho caiu para a oitava posição no geral, com 37. O Colorado também tem cinco pontos, ocupando a 17ª colocação no segundo turno. No entanto, se levarmos em conta as 25 rodadas disputadas, a situação é ainda pior, pois o Inter está no 18º lugar, com 27 pontos, dois a menos que o Vitória, primeiro clube fora do Z-4.

Apesar das dificuldades, o Brasileirão mostra que é possível dar a volta por cima, desde que a reação seja consistente e não mero fogo de palha. Último colocado na sexta rodada do primeiro turno, com apenas quatro pontos, o Botafogo é o terceiro colocado do returno, com 12 pontos. Tal diferença de oito pontos é praticamente a mesma distância que separa o Glorioso, atualmente em 11º lugar com 35 pontos, do Figueirense, primeira equipe no Z-4, com 28 pontos.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/numerologos/noticia/2016/09/serie-flamengo-e-chapecoense-lideram-segundo-turno-do-brasileiro.html

Share this content: