SINA QUE ENSINA

Nunca fui supersticioso, embora tenha sido iniciado no futebol por um pai que era DEMAIS. Tipo aqueles que vestem sempre a mesma calça, camisa, meia, cueca etc. tampouco tenho algum tipo de crença religiosa. Minhas convicções sobre surgimento da vida no nosso planeta são bastante diferentes da maioria. Mas, em determinados momentos, todas essas certezas sofrem sérios abalos, e esta quarta-feira foi um desses dias.

O que aconteceu conosco, o que acontece frequentemente com o Flamengo em Libertadores, foge completamente de qualquer lógica conhecida. Tamanho requinte de crueldade, com a maior legião de apaixonados por um clube de futebol na Terra, não pode ser mera coincidência.

Faltando pouco mais de 20 minutos para que as partidas na Argentina e no Chile terminassem, me dei conta que precisariam sair QUATRO gols, para que uma desastrosa combinação de resultados nos tirasse da próxima fase.
Pensei: – Não tem como acontecer. Estamos dentro!!!

Pois saíram SEIS !!! Saíram SEIS, parecendo terem sido escolhidos a dedo, para que o nosso sofrimento fosse ainda maior. Algo como um criminoso que enfia a faca e ainda faz questão de girá-la nas entranhas da vítima. E essa vítima, mais uma vez, éramos nós.

De quem será a culpa?
Não há atrasos nos salários; nossa equipe é reconhecida como uma das mais tecnicamente qualificada do continente; nossos jogadores têm todo conforto no nosso atual CT e acesso ao que existe de mais moderno em matéria de fisiologia; nossos Gestores são exemplo de administração; e, nosso treinador é inteligente, estudioso, capaz.

De quem será a culpa por esse sentimento de DEVASTAÇÃO que estou (e imagino vocês também) sentindo? Será que meu pai estava certo e o culpado sou eu, por ter escolhido a camisa errada para assistir o jogo? Será que estamos sendo castigados pelas gozações que fizemos depois do título conquistado semana passada?

Será que São Judas Tadeu está envolvido em algum Lava Jato no Céu e seus seguidores estão sendo punidos em seu lugar? Será que, dentre os Deuses do Futebol, existe algum “Eurico”, trabalhando ferozmente para nos manter nesse MALDITO Pote 3? Depois de ontem, eu passo a acreditar em qualquer coisa desse tipo.

Ao acordar hoje, e perceber que não era apenas pesadelo, um enorme sentimento de revolta tomou conta de mim. Decidi que iria vestir o Manto, ir pra rua com ele e enterrar de cabeça no chão o primeiro infeliz que tivesse a coragem de fazer alguma gracinha. Mas, ainda bem, no momento seguinte, lembrei das consequências disso, depois daquele jogo contra o Santo André, algo do qual me arrependo até hoje.

Me conscientizei, então, de que minha revolta não se restringia a eliminação. Minha revolta era comigo mesmo, por apoiar (e eventualmente até torcer por eles) clubes Cariocas em confronto contra equipes de São Paulo, depois de ouvir uma verdadeira festa dos torcedores destes nas ruas próximas, no momento seguinte que nossa eliminação se confirmou.

Minha revolta é estarmos proporcionando a esta mídia paulista NOJENTA, os argumentos que ela mais gosta de saborear. Minha revolta é de perder completamente o prazer de buscar notícias do Flamengo (seja na Internet, jornais ou programas esportivos), neste momento e por um bom tempo.

Minha revolta é com a certeza do fornecimento de espaço para milícias virtuais, formadas por nossos próprios torcedores, na busca por mais alguns “Cristos” (no nosso elenco, Comissão Técnica ou Dirigentes), tornando as consequências da nossa derrota ainda mais graves.

Minha revolta é novamente comigo mesmo, por estar TÃO abatido pela eliminação em uma competição de futebol, quando o nosso país passa por um momento TÃO GRAVE e delicado politicamente.
Mas, pelo menos para essa última, eu tenho explicação. Nas QUADRILHAS que comandam este país eu JAMAIS confiei. Pelo contrário!

Já no Flamengo, continuo confiando TOTALMENTE, mesmo depois dessa ENORME decepção. Continuo confiando nos nossos Gestores, continuo confiando no nosso treinador e continuo confiando nos nossos jogadores.
Não vai ser uma derrota, tão cercada de fatores SOBRENATURAIS, que abalará minha confiança em tudo que vem sendo feito no nosso clube. É claro que, neste momento, a sensação é a de que um Tornado passou dentro de mim. Mas, da mesma forma que as cidades devastadas por eles, em breve estarei reconstruído.

Vou olhar para trás e encarar essa verdadeira SINA em Libertadores, como mais um ensinamento para as próximas. Vou voltar a querer discutir futebol, buscar notícias e ver resenhas. Vou até, quem sabe?, rever meus conceitos, passar a imaginar que meu saudoso pai poderia ter razão, e escolher uma “roupa da sorte” para assistir nossos próximos jogos. Porque isso eu NUNCA vou deixar de fazer, com ENORME prazer, mesmo vivenciando esse sentimento de tristeza profunda.

PRA CIMA DELES, MENGÃO !!!

PS: Peço desculpas aos amigos, mas não vou interagir com vocês nesse texto, por TOTAL falta de condições psicológicas para isso. A intenção foi apenas fazer um desabafo, de quem está sofrendo tanto quanto vocês. SRN.

Fonte: null

Share this content: