| Futebol

SINA QUE ENSINA

SUPERSTIÇÃO

flameng - SINA QUE ENSINA

Nunca fui supersticioso, embora tenha sido iniciado no futebol por um pai que era DEMAIS. Tipo aqueles que vestem sempre a mesma calça, camisa, meia, cueca etc. tampouco tenho algum tipo de crença religiosa. Minhas convicções sobre surgimento da vida no nosso planeta são bastante diferentes da maioria. Mas, em determinados momentos, todas essas certezas sofrem sérios abalos, e esta quarta-feira foi um desses dias.

O que aconteceu conosco, o que acontece frequentemente com o Flamengo em Libertadores, foge completamente de qualquer lógica conhecida. Tamanho requinte de crueldade, com a maior legião de apaixonados por um clube de futebol na Terra, não pode ser mera coincidência.

Faltando pouco mais de 20 minutos para que as partidas na Argentina e no Chile terminassem, me dei conta que precisariam sair QUATRO gols, para que uma desastrosa combinação de resultados nos tirasse da próxima fase.
Pensei: - Não tem como acontecer. Estamos dentro!!!

Pois saíram SEIS !!! Saíram SEIS, parecendo terem sido escolhidos a dedo, para que o nosso sofrimento fosse ainda maior. Algo como um criminoso que enfia a faca e ainda faz questão de girá-la nas entranhas da vítima. E essa vítima, mais uma vez, éramos nós.

De quem será a culpa?
Não há atrasos nos salários; nossa equipe é reconhecida como uma das mais tecnicamente qualificada do continente; nossos jogadores têm todo conforto no nosso atual CT e acesso ao que existe de mais moderno em matéria de fisiologia; nossos Gestores são exemplo de administração; e, nosso treinador é inteligente, estudioso, capaz.

De quem será a culpa por esse sentimento de DEVASTAÇÃO que estou (e imagino vocês também) sentindo? Será que meu pai estava certo e o culpado sou eu, por ter escolhido a camisa errada para assistir o jogo? Será que estamos sendo castigados pelas gozações que fizemos depois do título conquistado semana passada?

Será que São Judas Tadeu está envolvido em algum Lava Jato no Céu e seus seguidores estão sendo punidos em seu lugar? Será que, dentre os Deuses do Futebol, existe algum “Eurico”, trabalhando ferozmente para nos manter nesse MALDITO Pote 3? Depois de ontem, eu passo a acreditar em qualquer coisa desse tipo.

Ao acordar hoje, e perceber que não era apenas pesadelo, um enorme sentimento de revolta tomou conta de mim. Decidi que iria vestir o Manto, ir pra rua com ele e enterrar de cabeça no chão o primeiro infeliz que tivesse a coragem de fazer alguma gracinha. Mas, ainda bem, no momento seguinte, lembrei das consequências disso, depois daquele jogo contra o Santo André, algo do qual me arrependo até hoje.  

Me conscientizei, então, de que minha revolta não se restringia a eliminação. Minha revolta era comigo mesmo, por apoiar (e eventualmente até torcer por eles) clubes Cariocas em confronto contra equipes de São Paulo, depois de ouvir uma verdadeira festa dos torcedores destes nas ruas próximas, no momento seguinte que nossa eliminação se confirmou.

Minha revolta é estarmos proporcionando a esta mídia paulista NOJENTA, os argumentos que ela mais gosta de saborear. Minha revolta é de perder completamente o prazer de buscar notícias do Flamengo (seja na Internet, jornais ou programas esportivos), neste momento e por um bom tempo.

Minha revolta é com a certeza do fornecimento de espaço para milícias virtuais, formadas por nossos próprios torcedores, na busca por mais alguns “Cristos” (no nosso elenco, Comissão Técnica ou Dirigentes), tornando as consequências da nossa derrota ainda mais graves.

Minha revolta é novamente comigo mesmo, por estar TÃO abatido pela eliminação em uma competição de futebol, quando o nosso país passa por um momento TÃO GRAVE e delicado politicamente.
Mas, pelo menos para essa última, eu tenho explicação. Nas QUADRILHAS que comandam este país eu JAMAIS confiei. Pelo contrário!

Já no Flamengo, continuo confiando TOTALMENTE, mesmo depois dessa ENORME decepção. Continuo confiando nos nossos Gestores, continuo confiando no nosso treinador e continuo confiando nos nossos jogadores.
Não vai ser uma derrota, tão cercada de fatores SOBRENATURAIS, que abalará minha confiança em tudo que vem sendo feito no nosso clube. É claro que, neste momento, a sensação é a de que um Tornado passou dentro de mim. Mas, da mesma forma que as cidades devastadas por eles, em breve estarei reconstruído.

Vou olhar para trás e encarar essa verdadeira SINA em Libertadores, como mais um ensinamento para as próximas. Vou voltar a querer discutir futebol, buscar notícias e ver resenhas. Vou até, quem sabe?, rever meus conceitos, passar a imaginar que meu saudoso pai poderia ter razão, e escolher uma “roupa da sorte” para assistir nossos próximos jogos. Porque isso eu NUNCA vou deixar de fazer, com ENORME prazer, mesmo vivenciando esse sentimento de tristeza profunda.

PRA CIMA DELES, MENGÃO !!!

PS: Peço desculpas aos amigos, mas não vou interagir com vocês nesse texto, por TOTAL falta de condições psicológicas para isso. A intenção foi apenas fazer um desabafo, de quem está sofrendo tanto quanto vocês. SRN.


Comentar pelo Site

1055 Comentários

João Afonso PereiraHá 4 meses

O jogo vai passar no spotv? Ou na globo?

image

*Flamengo* 40 Milhões /1+1+3+6+34/ Nunca desceu!Há 5 meses

Correção: "Em prol" kkkkkkkkkkkkk. Desculpe pelo erro. Flamengo sempre!!!

image

*Flamengo* 40 Milhões /1+1+3+6+34/ Nunca desceu!Há 5 meses

Grande família flamengorj.com.br: --- Gostaria de falar que isso aqui é um espaço democrático. As vezes uma palavra mal interpretada, pode gerar alguns conflitos e isso não é bom pra gente, pra todos nós de uma forma em geral. Porque todos aqui, todos nós, estamos sempre com o mesmo objetivo: Comentar, sugerir, discordar, discutir idéias e etc... Tudo em PRÓ do nosso querido e tão amado "Clube de Regatas Flamengo". Todos nós somos Flamengo!!! Comento e faço parte desse espaço há muitos anos. Sou antigo aqui!!! Fiquei um bom tempo afastado, mas sempre quando entro, procuro sempre expor as minhas opiniões de forma clara, tentando sempre ser o mais objetivo possível nos comentários e etc... Porque sei que isso aqui é um espaço DEMOCRÁTICO!!! Sujeito a opiniões diferentes, discordâncias e etc... e etc... e etc... Não precisamos, expor as nossas vidas pessoais, particulares aqui. Isso é desnecessário!!! Estamos aqui pra falar do FLAMENGO!!! SOMENTE DO FLAMENGO!!! A todos que fazem parte desse grandíssimo espaço, no qual faço parte há muitos anos: Colunistas e pra toda galera em geral: SOMOS TODOS FLAMENGO!!! O mesmo sentimento de alegria e de tristeza que sentimos em relação ao Flamengo, É simplesmente IGUAL pra todo mundo!!! Ninguém é mais Flamengo que ninguém aqui!!! Pra toda família flamengorj.com.br desejo dias melhores!!! Vamos com tudo pra ganhar a Copa do Brasil, Sul Americana e PRINCIPALMENTE: O "CAMPEONATO BRASILEIRO DE 2017". Forte abraço!!! O Ano não está perdido!!! SOMOS TODOS FLAMENGO!!!

image

Ricardo PerezHá 5 meses

VALEU, AMIGO, belíssima mensagem a sua. SRN.

image

*Flamengo* 40 Milhões /1+1+3+6+34/ Nunca desceu!Há 5 meses

Valeu Perez!!! :) :D

image

Ricardo PerezHá 5 meses

IMPORTANTE: GOSTARIA DE PEDIR A QUEM EXCLUIU O COMENTÁRIO DO WALIN DISFARÇADO, QUE NÃO O FAÇA MAIS. INICIEI UM DIÁLOGO COM ELE, ESPERAVA SUA RESPOSTA E FOI DECEPCIONANTE PERCEBER QUE SEU COMENTÁRIO HAVIA SIDO EXCLUÍDO. QUEM O FEZ, SEJA QUEM FOR, POR FAVOR, NÃO O FAÇA MAIS NO ESPAÇO DAS MINHAS COLUNAS. SRN.

image

Urubu reiHá 5 meses

Boa noite meu querido amigo Perez. Também espero que sua solicitação seja atendida. Somos todos rubro negros querendo o bem do nosso Mengão . Divergir faz parte. Mas com bom senso. Acho que não vai mais acontecer não. Os ânimos já se acalmaram. E o Diego como está? Vi um comentário de um amigo do site falando que o Runco disse que o Ederson estava pronto faz tempo e não estreou antes não sabe porque. Só queria saber se ele disse isso antes ou depois do lance do filho dele na operação do Diego. Aí tiro minha conclusão.

image

DouglasboiHá 4 meses

Ricardo Perez! Meu nome é Douglas, comento aqui desde meados de 2011 quando meu nick ainda era Douglasboi. Fiz parte de uma turma composta por ilustres rubro-negros como o "mestre" Elias (caminhoneiro e apaixonado pela neta!) que ainda hoje bate-papo com meu pai via whatzapp, o Uruburrocha (figurinha carimbadíssima neste espaço e fã incondicional do Geraldo "Monstro" assoviador e que ainda tenho contato!), Burrolino com suas entradas peculiares e espirituosas, dentre outros. Entretanto, na ocasião, resolvi não mais usar meu nome por ter sido ameaçado pelos senhores Lucas Pereira, que não comenta mais aqui há bem tempo e Jorge Pereira, que ainda protagoniza alguns momentos frequentes de agressividade contra alguns usuários. A coisa ficou tão fora de controle que chegamos a marcar um lugar para encontrarmos e resolvermos o impasse! Confesso que compareci... Uma péssima atitude da minha parte com certeza, mas esse rapaz insiste em continuar marcando "encontros" com outros colegas em uma atitude no mínimo arrogante como se fosse o proprietário deste espaço. Sei que vcs são amigos, mas penso que a amizade de vcs não pode estar acima da ética e dos bons costumes, Perez! Entenda que não estou pedindo que exclua ninguém, não acho que as pessoas que aqui comentam sejam selvagens ou antissociais. Contudo, o ser humano precisa entender que o conceito de liberdade passa pelo conceito conceitos de direito e, principalmente, de dever. Mas o meu intuito não é o de pregar a caça as bruxas aqui no site. Estou apenas conduzindo meu raciocínio para explicar que não sou pusilânime e não posso aceitar ofensas e atitudes agressivas de maneira passiva. E outros colegas que me criticam e criticavam já estão provando deste remédio!!! Entretanto, saliento que somos todos homens e um homem precisa respeitar o outro, independente de qual posição assuma em relação à seu time de coração. Reitero que nem sempre me posicionei contra a gestão Bandeira de Melo. Minha revolta começou após este senhor ter "roído as cordas com a chapa azul" e ter montado times que protagonizaram (e ainda protagonizam) momentos vexatórios que insistem em ferir a mística da camisa rubro-negra. Contudo, 99% dos colegas deste espaço estão cegamente apaixonados pelo atual presidente, ignorando a completa falta de cabedal ou envergadura deste senhor em gerir um clube de futebol. Acredito que os anos de dívidas e de ônus machucaram tanto os torcedores que até mesmo um analfabeto de futebol como o Bandeira de Melo é ovacionado de pé a ponto de ter a liberdade de montar elencos sinceramente abaixo da crítica nacional e internacional levando em consideração o poderio financeiro atual do clube. Isso é um ato criminoso do ponto de vista histórico! E o pior disso tudo é que o mídia venal, "inteligentemente", insiste em elogiar tudo que o Bandeira faz, atitude essa, é claro, interessada em não cobrar mudanças em algo que está caindo aos pedaços como o futebol do clube. Uma mudança na postura de sucateamento do futebol só faria com que o Flamengo se tornasse um predador. E isso, para a mídia paulista principalmente, seria uma tragédia! Contudo, para a felicidade destes inescrupulosos, o futebol do Flamengo segue à passos firmes em sentido contrário à situação financeira e patrimonial do clube. Por isso, a única estratégia que percebi ter mexido com os brios dos colegas foi a de entrar com o nick do Wallim. Mas te digo que não foi minha intenção prejudicar o andamento do dia-a-dia deste espaço e muito menos causar algum dano jurídico ao site. Contudo, discordo de vc quando diz que não deve moderar comentários ofensivos e que denotem discriminação para com usuários que não comungam das ideias da maioria. Mais do que respeitar comentários de terceiros, estas pessoas precisam aprender a respeitar opiniões da minoria! Minha crítica à atual gestão está muito relacionada à passividade dos torcedores. Por muito menos que isto que vem acontecendo, cabeças rolaram na Gávea. O torcedor do Flamengo demonstra uma passividade irritante. Só não entendo de onde ela veio, aonde ela brotou! Mas o que me preocupa realmente é... até quando? O Bandeira é um ser humano! Comete erros como qualquer pessoa e precisa ser "chamado na responsa" toda vez que isso acontecer. Entretanto não é o que se vê! Com isso, ele insiste em repetir asneiras atrás de asneiras e o torcedor assiste a tudo de maneira "amorfa", como um covarde! Ora! Esse cara não é uma entidade; aliás, nossa entidade se chama Arthur Antunes Coimbra! Esse sim! Então, a presença do "Wallim" neste espaço serviu pelo menos para colocar uma pulga atrás da orelha de alguns usuários com relação ao trabalho do tão idolatrado Eduardo Bandeira de Melo. Reitero que minha insatisfação com este senhor está vinculado apenas ao futebol e à parte financeira atrelada à ele, já que, sem dúvida nenhuma, jogamos milhões e milhões de dólares pela janela com contratações pífias e eliminações prematuras vergonhosas de 90% das competições disputadas em sua gestão. E continuo convicto, infelizmente, de que não temos a mínima condição de brigarmos por nada grande nacional ou internacionalmente. Não temos elenco pra isso. Somente Diego e Guerrero (e, se estiver bem, o Conca) estão à altura do nosso Flamengo. Não aceito e jamais aceitarei o meu clube apequenado e satisfeito com terceiros e quartos lugares em qualquer que seja a competição. Não dá mais pra culpar o treinador, afinal de contas, foram tantos e tantos que não conseguiram fazer esse time andar e espero imensamente, por respeito à grandeza do nosso Flamengo, que o título carioca não seja colocado aqui como exemplo de exceção. Aqui não é Vasco (ou Flu, ou Bota, ou Cru, ou galo, ou Inter, ou seja lá qual time regional for...); aqui é Flamengo! Quanto à minha postura, repito Perez, só ofendo quando me agridem, isso será inevitável. Fora isso, tenha certeza de que tentarei apenas emitir minha opinião de maneira imparcial e sem qualquer interesse ilícito pessoal. E quando digo que vou emitir minha opinião quer dizer que manterei minha análise de que o problema do futebol do Flamengo é uma só: a política sucateadora empregada pelo atual presidente. Somente sairemos dessa "draga" no momento em que a gestão priorizar o futebol, com contratações de grandes jogadores e treinadores. Mas isso só ocorrerá se houver a demonstração de indignação por parte do torcedor seguida da exigência de demissão de todo o departamento de futebol do do clube. Não pode ficar ninguém. O Flamengo é o único clube que possui um "Departamento de Inteligência" burro (rss). Aí todos vão perguntar: e vai trazer quem? E a resposta é a seguinte: Não importa quem virá; mas estes terão que ter o tamanho do Flamengo! Assim, espero podermos discutir em alto nível, um respeitando o outro, mesmo não comungando das mesmas opiniões. Ideias diferentes pelo mesmo ideal! SRN!

image

Ricardo PerezHá 5 meses

IMPORTANTE: GOSTARIA DE PEDIR A QUEM EXCLUIU O COMENTÁRIO DO WALIN DISFARÇADO, QUE NÃO O FAÇA MAIS. INICIEI UM DIÁLOGO COM ELE, ESPERAVA SUA RESPOSTA E FOI DECEPCIONANTE PERCEBER QUE SEU COMENTÁRIO HAVIA SIDO EXCLUÍDO. QUEM O FEZ, SEJA QUEM FOR, POR FAVOR, NÃO O FAÇA MAIS NO ESPAÇO DAS MINHAS COLUNAS. SRN.

Carregar mais