De carona no retorno dos principais torneios de futebol, acompanhe a partir de hoje quatro programas semanais dedicados exclusivamente aos torcedores dos grandes clubes do Rio. O 30 minutos, como o nome sugere, será uma conversa de meia hora em que se falará somente do seu time, seja ele o Botafogo, o Flamengo, o Fluminense ou o Vasco.

A proposta é analisar o que acontece dentro e fora de campo, debater os temas que movimentam as redes sociais e trazer bastidores das entrevistas e reportagens do GLOBO — sempre com a participação de quem conhece o seu clube a fundo. As edições do 30 minutos estarão disponíveis nas principais plataformas de podcasts e no nosso site. Um espaço para o torcedor que quer ir além e saber dos detalhes sobre o seu time do coração.

— A iniciativa reforça o compromisso do GLOBO em levar informação de qualidade e independente, além de análises bem embasadas — explica o editor de Esportes, Thales Machado. — A ideia é que, além de consumir os conteúdos no site e na edição impressa, nosso leitor que goste de esportes vire também nosso ouvinte, tendo um conteúdo semanal só sobre o seu clube do coração em um podcast.

Em cada edição, um apresentador e um comentarista fixo receberão um convidado especial para esquentar o debate, desde influenciadores digitais até ex-jogadores, passando por nomes de peso da cobertura esportiva. O ouvinte também é convidado a participar usando a hashtag #30minutos e o nome do seu time no Twitter.

O 30 minutos terá ainda dois quadros recorrentes, para os quatro clubes. No “Fala, Mansa!”, o colunista Carlos Eduardo Mansur fará um breve resumo do que está dando certo e errado com seu time dentro de campo. Já o repórter Igor Siqueira, titular da coluna Dinheiro FC, destrinchará as finanças do seu clube em “O dinheiro fala mais alto”.

Os dois primeiros podcasts, voltados para os torcedores de Flamengo e Vasco, ficam disponíveis todas as terças a partir de hoje. No “30 minutos de Flamengo”, Giovanni Sanfilippo recebe o setorista Diogo Dantas e o próprio Mansur para discutir a estreia do técnico catalão Domènec Torrent e as mudanças pelas quais o time passará.

Para cruz-maltino

Já no 30 minutos de Vasco, Renan Damasceno conversa com o setorista Bruno Marinho e o influencer Helder Floret, do canal “Sou Vasco da Gama”, sobre a expectativa para o Campeonato Brasileiro e os sinais que o time dá sob o comando de Ramon Menezes.

Os episódios dedicados aos torcedores de Botafogo e Fluminense ficarão disponíveis toda sexta-feira.

– Queremos valorizar o torcedor que está impedido de ir aos estádios devido à pandemia, mas mesmo assim segue o seu clube com paixão. Para isso, a ideia é entregar mais conteúdo produzido e pensado sobre o time dele, e através do podcast, criar uma intimidade com nossos jornalistas que mais entendem sobre os bastidores de cada equipe. Ele vai poder escutar, de certa forma, o nosso bate-papo do dia a dia, que antes era só feito na redação, e ainda participar, através das redes sociais – conta Thales.