STJD denuncia jogadores e Fla pode ter até oito desfalques contra o São Paulo

O Flamengo se reapresenta na próxima segunda-feira (25) e começa a focar no restante das competições que estão por vir, como às oitavas de finais da Copa Conmebol Libertadores, às quartas da Copa do Brasil e a continuidade do Campeonato Brasileiro — onde o Fla é líder isolado. Porém, o clube da Gávea pode sofrer desfalques importantíssimos para o primeiro jogo do Brasileirão após o período de recesso dos torneios para a Copa do Mundo da Rússia.

Tudo porque o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) denunciou três jogadores para julgamento nesta segunda (25), por causa da confusão que houve no confronto diante do arqui-rival Vasco da Gama, no dia 19 de maio. Naquele jogo, válido pela sexta rodada do Nacional, a confusão iniciou-se após uma falta de Riasco sobre Éverton Ribeiro.

Durante o tumulto, muitos empurrões, xingamentos e quatro expulsões: Rhodolfo e Cuéllar, pelo lado Rubro-Negro, e Breno e Riasco, pelo lado Cruzmaltino. Além desses, o meio-campista Éverton Ribeiro foi denunciado posteriormente ao jogo, por ato desleal ou hostil. Na visão da procuradoria, o jogador levantou o pé propositalmente com o objetivo de atingir o adversário.

Com isso, Éverton será julgado no artigo 250 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) e pode pegar de uma a três partidas. Já os quatro atletas expulsos, todos foram denunciados por prática de agressão física e serão julgados no artigo 254-A. Neste caso, eles podem pegar de quatro a 12 cotejos de gancho.

Ou seja, se todos os três flamenguistas denunciados forem punidos, o Fla pode entrar em campo no dia 18 de julho (quarta-feira), contra o São Paulo, com até oito desfalques. Afinal, Vinicius Junior e Felipe Vizeu foram vendidos para a Europa — Vinicius para o Real Madrid -ESP e Vizeu para a Udinese-ITA — e não retornam para ao Mais Querido após a Copa da Rússia.

Henrique Dourado, Jonas e, novamente, Cuéllar foram expulsos na última partida antes do Mundial contra o Palmeiras, no dia 13 de junho, e cumprem um jogo de suspensão automática. Na peleja contra o Alviverde, válida pela 12° rodada do Brasileiro, também houve confusão, mas, dessa vez, seis atletas foram expulsos. Além dos três citados do Mengo, Jailson, Dudu e Luan saíram mais cedo pelo lado do time paulista. Quanto a este jogo, a sessão, que pode complicar ainda mais o Flamengo, ainda será marcada.

De todos, a situação de Gustavo Cuéllar é a mais grave. O volante, que é titular absoluto de Mauricio Barbieri, vai enfrentar dois julgamentos, sendo tratado no segundo como reincidente, pois se envolveu em duas confusões distintas em uma diferença de apenas seis rodadas. Devido a isso, a tendência é de que o camisa 8 pegue uma pena mais longo na segunda sessão.

Com Dourado, Vizeu, Vinicius, Jonas — que além da expulsão, fora vendido para o Al-Ittihad, da Arábia Saudita, e não joga mais pelo Rubro-Negro — e Cuéllar confirmados, a lista pode aumentar com as possíveis suspensões de Rhodolfo e Éverton Ribeiro, que serão julgados na segunda (25). Por outro lado, a situação de Paolo Guerrero é uma incógnita, e ele pode ser o oitavo desfalque.

O centroavante está em clima de despedida, mas pode atuar em até sete jogos até o fim de seu contrato — que se encerra no dia 10 de agosto. No entanto, o camisa 9 deve ter o seu recurso do caso de doping julgado pelo Tribunal Federal Suíço — que concedeu uma espécie de efeito suspensivo para o atacante jogar a Copa do Mundo — assim que a participação da seleção peruana no Mundial da Rússia terminar, ou quando a competição chegar ao fim. Agora, se o julgamento não for marcado até lá, o Rubro-negro espera pelo peruano para cumprir o restante de seu vínculo empregatício.

São Paulo e Flamengo se enfrentam pela 13° rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo vai ser disputado no Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, e está marcado para ter início às 21h45, horário de Brasília. O confronto representa a disputa do líder Fla, que tem 27 pontos, e o vice-líder Tricolor, que tem 23 — empatado com o Atlético Mineiro, também segundo colocado. O cotejo vai acontecer no dia 18 de julho, em uma quarta-feira.

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2018/06/stjd-denuncia-jogadores-e-fla-pode-ter-ate-oito-desfalques-contra-o-sao-paulo/

Share this content: