STJD relembra jogo de torcida única do Palmeiras em decisão a favor do Fla; Alviverde participa de ação contra liminar

No início da noite desta terça (14), Otávio Noronha, presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), negou o pedido de 17 clubes da Série A para derrubar a liminar que o Flamengo tem e que lhe dá o direito de contar com públicos em seus jogos nos campeonatos organizados pela CBF. Um dos argumentos do grupo, além do acordo feito no Conselho Técnico, foi a isonomia. Num trecho da decisão, o magistrado lembrou da partida de 2019, quando o Palmeiras jogou sem contar com torcedores do Rubro-Negro no Allianz, mas teve carga de ingressos no duelo disputado no Rio.

A isonomia, como se sabe, deve ser analisada sob o seu aspecto material, posto que muitas são as circunstâncias que podem acabar por distinguir hipóteses.

Apenas para que se traga à lume um exemplo histórico, na 36ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A de 2019, o Flamengo foi obrigado a jogar, sem que se lhe tenha franqueado acesso de sua Torcida ao Estádio, na qualidade de Visitante, na partida em que enfrentou o Palmeiras, na cidade de São Paulo.

No primeiro turno daquela mesma competição, o Time do Palmeiras já havia visitado o Clube de Regatas do Flamengo, e utilizado normalmente sua carga de ingressos.

Sucede que por força de circunstâncias relacionadas à segurança pública, e um anunciado risco de confrontos entre torcidas, a CBF se viu na contingência de proibir o ingresso dos torcedores rubro-negros no Estádio.

Tal ato relativizou, mas não vulnerou o princípio da isonomia, posto que emprestou um tratamento, ainda que distinto, necessário, razoável e adequado, diante daquelas circunstâncias excepcionais.

Da mesma forma, a quadra histórica pela qual estamos passando, impõe a adoção de medidas excepcionais em prol da retomada paulatina e segura do público aos Estádios.”, disse Otavio Noronha.

Em 2019, após o Palmeiras conseguir uma decisão favorável do STJD para não receber os torcedores do Mais Querido no Allianz Parque, na partida do returno do Campeonato Brasileiro, nenhum clube saiu em defesa do Fla, que na ocasião, ainda recorreu para reverter o veredito, mas não obteve êxito. Cabe ressaltar que torcida no estádio é considerado como uma fator técnico, uma vantagem da agremiação. Não se falou em isonomia e o Rubro-Negro ganhou o duelo por 3 a 1, com direito a Gabigol comemorando junto a arquibancada adversária.

Agora, o Flamengo volta a campo nesta quarta (15), quando enfrenta o Grêmio, pela segunda partida das quartas de final da Copa do Brasil, no primeiro jogo, 4 a 0 para a equipe carioca, em Porto Alegre. Você pode torcer e acompanhar o duelo, que começa às 21h30 (horário de Brasília), na transmissão mais Rubro-Negra da internet, no Coluna do Fla, via Youtube.

Fonte: https://colunadofla.com/2021/09/stjd-relembra-jogo-de-torcida-unica-do-palmeiras-em-decisao-a-favor-do-fla-alviverde-participa-de-acao-contra-liminar/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=stjd-relembra-jogo-de-torcida-unica-do-palmeiras-em-decisao-a-favor-do-fla-alviverde-participa-de-acao-contra-liminar

Share this content: