| Futebol

Sul-Americana ou Brasileirão? Eis a questão

flameng - Sul-Americana ou Brasileirão? Eis a questão

Salve Nação Rubro Negra! Não são poucos os lugares onde nos deparamos com aquela velha discussão de se colocar uma competição atual em prioridade em detrimento da outra, ou em bom português, favorecer a Copa Sul-Americana ou o Campeonato Brasileiro.

Confesso para vocês que tenho uma visão relativamente romântica da coisa que me faz sentir incomodado cada vez que leio ou escuto alguém fazer esse tipo de pergunta. Afinal, se os times de futebol possuem um elenco que contam, em média, com 30 jogadores, por que não jogar as duas competições de forma que dê para ganhar ambas?

Não estou aqui dizendo que devemos entrar em todos os jogos com os 11 titulares, pois isso é praticamente impossível, não só por conta do desgaste, como por lesões e suspensões. Porém, acredito que, se for feito um trabalho prévio de estudo dos adversários e uma projeção futura dos confrontos, é possível sim entrar em campo em cada duelo com times capazes de disputar os jogos para vencer, mesmo que eventualmente haja um revezamento de jogadores.

Vamos olhar para o nosso time “reserva” e fazer uma pequena análise de jogadores que podem ser usados sem comprometer o rendimento da equipe principal:

  • Paulo Victor – Sim, Muralha é superior. Porém, os que hoje criticam o nosso camisa 48 se esquecem que no ano passado PV estava voando e que contávamos até com alguns entusiastas que defendiam sua convocação para a Seleção Brasileira.
  • Juan e Donatti – Esqueçam a noite infeliz que tivemos contra o Figueirense no jogo de ida pela Sul-Americana, os dois são bons zagueiros que, não muito tempo atrás, eram os principais cotados para serem os titulares.
  • Rodinei – Antes de Pará estar jogando o fino da bola, como vem jogando atualmente, Rodinei era o titular absoluto da nossa lateral direita. Pode ser um substituto que não comprometa.
  • Cuellár e Mancuello – O colombiano só não é titular porque não tem a disciplina tática do Márcio Araújo e nem tanta vocação para ser aquele “carrapato” que o nosso criticado camisa 8 tem, porém é notadamente um jogador com muito mais técnica e bola. Já Mancuello é um ótimo jogador que até hoje muita gente não entende a razão de não ser titular.
  • Allan Patrick – Até pouquíssimo tempo atrás era não só titular absoluto como o melhor jogador do time, simples assim.
  • Fernandinho, Leandro Damião, Marcelo Cirino, Emerson Sheik e Felipe Vizeu – Ok, não são unanimidades nem grandes craques, mas são boas opções sim. Vamos olhar para os outros elencos do Brasil hoje. Em quais times que da atual Série A os 5 seriam titulares? Acredito que na grande maioria deles.

Enfim, essa pequena análise pode ser excessivamente otimista, mas vamos pensar bem. Temos ou não temos time e elenco para jogar tanto Campeonato Brasileiro quanto Copa Sul-Americana com chances reais de título em ambas? Estamos falando de Flamengo e, quando falamos do nosso Mais Querido, impossível não é uma palavra que integra o vocabulário.

Tão sentindo aí? Além do cheiro do prato principal (hepta), tá pintando um cheirinho de sobremesa (Sul-Americana) no ar… adversários, tremei!

Abraços e SRN,

Leonardo Resende

Twitter: @santos_leo07

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2016/09/sul-americana-ou-brasileirao-eis-questao/

Comentar pelo Facebook

Leia também


Comentar pelo Site

Nenhum Comentário
Seja o primeiro a comentar essa notícia.