Tá falando que eu posso me queimar ? Logo eu, Vinícius Jr !

VinicViniA diretoria do Flamengo sabe que tem em mãos uma das maiores promessas do futebol brasileiro, desde Neymar. E isso não é o próprio clube dizendo, mas sim os principais olheiros e especialistas do assunto no Brasil.

O precoce Vinícius Jr, tem apenas 16 anos (fará 17 no meio do ano), mas a sua rotina é a de queimar etapas. Com 13 anos de idade, já era convocado para a seleção brasileira sub 20, aos 15 já era do sub 17 do Flamengo, e hoje já é titular do sub 20 do rubro negro na Copa São Paulo. É importante ressaltar que tudo isso aconteceu pelos seus próprios méritos, acumulando gols, assistências, e títulos, seja pelo time, seja pela seleção

Pra quem ainda não o conhece, eu sugiro que veja seus vídeos no youtube, e se, ainda assim, não estiver convencido do potencial do garoto, comece a a companhar o Flamengo na Copa São Paulo de Futebol Jr que perceberás a imensa joia que o Flamengo tem em mãos, que por coincidência, ou não, joga na posição em que o time tem mais carência hoje.

Se o Flamengo continuar avançando na Copinha, e Vinícius Jr continuar mostrando, pelo menos, o que já mostrou até agora, é inevitável que a diretoria se questione se é hora de promover o garoto aos profissionais. Claro que essa é uma questão complexa, e há inúmeros exemplos e situações.

A favor de Vinícius, temos o próprio Diego Ribas, que subiu aos profissionais do Santos em 2002 com a mesma idade de Vinícius e não só atuou muito bem, como foi protagonista ao lado de Robinho do título ganho pelo alvinegro paulista naquele mesmo ano.

Alexandre Pato foi promovido ao time profissional do Internacional também aos 16, e já com 17 e mesmo com poucas partidas jogadas, foi titular e fez gol no Mundial Interclubes em que o colorado acabou se consagrando campeão.

Gabriel Jesus, até os 15 anos, jogava no futebol amador ! Até ser contratado pelo Palmeiras e se destacar nas divisões de base, sendo promovido ainda em 2014 ao time profissional. Em 2015 já era um dos principais jogadores da equipe, e em 2016 foi campeão olímpico, campeão brasileiro sendo o melhor jogador do campeonato segundo a CBF e com 19 anos já é o titular da Seleção Brasileira principal.

Contra Vinícius há inúmeros casos de futuros “craques”, que acabaram se perdendo no meio do caminho, como Lulinha, o maior artilheiro das divisões de base do Corinthians e o próprio Adryan que hoje está no elenco do Flamengo, e era apontado como o novo Zico, tamanha a habilidade e qualidade.

O peso de dar certo no Flamengo, é muito grande, por causa que há tempos o clube não revela ninguém de expressão desde Renato Augusto (Jorge, será você ?). A tal “impaciência” da torcida também é usada como desculpa, porém ela não é usada como justificativa para não renovar com jogadores desgastados. Só que contexto no clube é outro, e é extremamente propício a promoção de Vinícius Jr.

O time hoje tem estrelas (Diego e Guerrero) em que a responsabilidade recairá caso aconteça algum fracasso, tem padrão de jogo definido, tem o mesmo treinador há mais de 6 meses, tem Mozer como gerente de futebol que foi da base do clube e tem um longo Campeonato Carioca pela frente, tem um Centro de Excelência em Performance além da consultoria da EXOS.

Sabendo disso eu sugiro e apoio que, Vinicius aos poucos seja alçado no time principal em jogos de menor expressão, no Carioca teremos uma dúzia deles. E se continuar se destacando ele conquistará o seu espaço gradualmente, pelos seus méritos como fez no time sub 20 em que era reserva, e hoje o técnico Gilmar Popoca seria chamado de burro se não o bancasse no time titular.

Uma das ressalvas feitas pelos especialistas é a de que Vinicius Junior ainda precisa aprender jogar sem a bola. Porém Gabriel, Cirino e Fernandinho mostraram o ano passado inteiro que ainda precisam aprender jogar com a bola, o que é muito mais difícil. Vinícius Jr desmonta as defesas adversárias, joga muito fácil, tem excelente visão de jogo além de finalizar muito bem e seria o encaixe perfeito para o time de Zé Ricardo.

Passarinho não aprende a voar no chão.

Saudações RN.

Por: Wesley Paulo @wesleypbc

Não deixem de acompanhar a Seleção Brasileira sub 20 no Sul-Americano sub 20,a partir do dia 18 deste mês, que contará com nossos jogadores Lucas Paquetá, Felipe Vizeu e Matheus Sávio.

Essa coluna do meu colega Vinny Dunga traz outro ponto de vista desse mesmo tema.

Não deixem de acompanhar a TV Coluna do Flamengo

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2017/01/ta-falando-que-eu-posso-me-queimar-logo-eu-vinicius-jr/

Share this content: