TAS amplia suspensão de Guerrero e atacante está fora da Copa do Mundo

O atacante peruano Paolo Guerrero não vai mais para a Copa do Mundo. Sua pena subiu para 14 meses. Este é o resultado da última instância de seu julgamento por doping para benzoilecgonina, um metabólico da coca e da cocaína, na Corte Arbitral do Esporte (CAS), realizado no último dia 3. Não cabe mais recurso. Ele também não joga pelo Flamengo na quarta-feira, contra o Emelec, pela Libertadores. Aliás, pode não jogar mais pelo Rubro-Negro já que o contrato com o clube se encerra em agosto.

Sua defesa pedia a anulação por completo da pena, que foi reduzida a 6 meses, e a Agência Mundial Antidoping (Wada) pedia aumento para dois anos, tempo aplicado para casos de doping em que fica comprovado que o atleta não fez uso de uma substância proibida para melhorar o desempenho esportivo. A FIFA, terceira parte do caso, que julgou o processo de Guerrero em duas instâncias, também esteve na reunião.

Contando a suspensão provisória, desde 3 de novembro, Guerrero já estava liberado para jogar em 3 de maio, dia da audiência.

Guerrero testou positivo para benzoilecgonina, após consumir chá de coca e chá com mistura com a folha de coca no hotel em que ficou hospedado com a seleção peruana, que estava concentrada para o jogo contra a Argentina pelas Eliminatórias da Copa, em 5 de outubro. Na ocasião, estava gripado e recebeu da nutricionista da seleção e de um garçom do hotel chás prontos para beber.

A benzoilecgonina, resultado do metabolismo da cocaína ou da coca no organismo, está na lista de substâncias proibidas da Wada. Assim, o jogador respondeu pelo fato de ter apresentado a substância em seu organismo.

Inicialmente, Guerrero foi punido por um ano de suspensão pela Comissão Disciplinar da FIFA em 8 de dezembro (o julgamento aconteceu no dia 30 de novembro). Em 20 de dezembro, o Tribunal de Apelação da FIFA diminuiu a pena para seis meses. Mesmo assim, a defesa do jogador acionou o CAS para que ele tenha "ficha limpa".

Guerrero voltou aos treinos no Flamengo em 20 de março (45 dias antes do fim da suspensão de seis meses, como prevê o código da Wada). No período em que esteve liberado para jogar, disputou três partidas pelo Rubro-Negro e marcou um gol.

Nesta segunda-feira, chegou a fazer fotos oficiais para a seleção peruana.

Fonte: https://extra.globo.com/esporte/flamengo/tas-amplia-suspensao-de-guerrero-atacante-esta-fora-da-copa-do-mundo-22681023.html

Share this content: