Televisionamento

Televisionamento

Há pouco menos de 40 anos , num 15 de novembro de 1977, dia do aniversário do Flamengo e da Proclamação da República. Foi jogado um Fla x Flu no Maracanâ, não esvaziado como o de hoje em Cariacica ES, mas pujante e decisivo para a definição do então significativo Campeonato Carioca daquela ocasião. Ganhamos por 2 x 0 com dois gols de C.Adão. Porém ,mais do que o resultado esportivo, o que valeu mesmo foi o arrojo do então presidente Rubro-negro Márcio Braga, que através de uma liminar proibiu que a TV Educativa gerasse imagens para outras emissoras interessadas em transmitir o jogo para todo o Brasil, menos para o Rio de Janeiro. Na ocasião, uma vedadeira comoção tomou conta dos meios esportivos de todo o país, pois nem o requentado VT poderia ser exibido, só os três minutos da lei vigente. A questão foi parar até no gabinete o presidente Gal. Geisel em plena vigência da famigerada ditadura militar.

O chefão da Globo Sr. Roberto Marinho ligou para o nosso presidente Márcio Braga e lhe aplicou uma descompustura, como ele ouvava impedir algo que era absolutamente natural e que prejudicaria os interesses globais. No meio do telefonema, Marinho quase aos berros ameaça e afirma de forma categórica, que não reconhece aquela inusitada situação e aquilo não ficaria barato, logo em seguida, diz que não quer mais dialogo com quem ousa entrar com uma ação liminar contra os interesses de sua organização e desliga o fone na cara do M.Braga.

A Midia Esportiva não faz por menos e mesmo a chamada Grande Mídia não poupa a ação do presidente do Flamengo. Dois importantes dirigentes do clube, também eram funcionários do alto escalão global, Magaldi e Walter Clark, que também não poupam Márcio Braga de duras críticas. Os demais clubes do Rio se calam, o Botafogo é o único que se pronuncia, porém com criticas também, "não deveria ser assim", "foi precipitado" etc. Mesmo grande parte de nossos torcedores, criticaram a ação do presidente M.Braga, eram afinal impedidos de sequer ver o VT. Na realidade, o presidente do Flamengo estava isolado nessa luta, mas em momento algum esmoreceu, foi em frente a bancou sozinho a difícil empreitada.

Um pioneirismo, hoje o dinheiro da TV é um dos maiores sustentáculos dos clubes de futebol de todo o Brasil. sem esta verba seria difícil para qualquer clube poder honrar seus compromissos .

Vemos agora, inúmeros clubes se rebelarem contra a maior fatia recebida pela dupla Flamengo e Corinthians, a Globo que praticamente monopoliza as transmissões, já acenou para os demais clubes, que uma nova forma de distribuião do dinheiro já foi elaborada, certamente com prejuízo para o "trem pagador" e maior gerador de audiência que é o Flamengo. Nos resta o conformismo com as novas regras ou uma nova rebeldia..?

Divulgado pela própria Globo, três jogos sem maior importância e com o Flamengo atuando com um time de reservas ou com desfalques , Fla x Flu, Fla x Bangu e Fla x V.Redonda geraram bem mais audiência do que os "jogos da vida" do Botafogo, contra Colo Colo e Olímpia valendo pela Libertadores.

Gávea ainda emperrada

Mesmo com o Flamengo sinalizado, que um estádio na Gávea teria uma acústica, que não encomodaria a vizinhança com o excesso de barulho. A presidente da associação de moradores do Leblon Dona Evelin Rosenzweig, acha pouco, alega que a construção do estádio irá mudar a paisagem do local, além de prejudicar a questão urbanistica. O que nos causa espanto, é que vivemos mesmo numa sociedade de classes, em qualquer bairro do subúrbio ou pereferia, uma obra de vulto é realizada e ninguém dá a menor imporatância para a vizinhança pobre, mas nos bairros da elite econômica é o que estamos presenciando. Uma novela interminável , até para o Flamengo conseguir contruir uma pequena arena mult-uso para 3 500 expectadores. Imaginemos um estádio.

Fla x Flu

Mais um clássico, mais uma legenda, que para o campeonato não valerá nada, mais uma demonstração da irresponsabilidade dos cartolas da federação e seus apaniguados. Sem maiores delongas mesmo…SRN

Fonte: null

Share this content: