Torcedores do Flamengo são os adeptos que mais caem em golpe por celular

Golpes pela internet são cada vez mais comuns no Brasil, e muitos torcedores estão sendo vítimas de uma armadilha via WhatsApp. Dados divulgados pela PSafe, empresa responsável em segurança e performance mobile, mostram que os torcedores do Flamengo são os mais afetados pelo ciberataque, que promete personalizar o aplicativo com as cores do clube. Conforme os dados, o golpe já afetou mais de 400 mil torcedores rubro-negros até o momento.

Na lista, ainda constam que 382 mil torcedores do Palmeiras e 358 mil do Corinthians também estão no top três dos adeptos mais prejudicados, em um número total que passa de 2 milhões de pessoas. Ao todo, torcedores de 15 clubes de diferentes do Brasil foram vítimas do ataque.

– Ao explorar temas muito populares, como o esporte, e utilizar a velocidade de redes sociais, como o WhatsApp, os hackers conseguem gerar golpes de alto impacto. É preciso ficar atento ao receber este tipo de conteúdo suspeito de amigos e grupos do qual faz parte no WhatsApp – disse o gerente de Segurança da PSafe, Emilio Simoni.

O golpe acontece da seguinte forma: um torcedor recebe mensagens de contatos conhecidos, ou de algum grupo do WhatsApp, que o convida para clicar no anúncio da promoção para personalizar a rede social com o tema de seu time de coração. Ao clicar no link, a vítima é direcionada para uma página na qual deve compartilhar o suposto serviço para oito amigos ou dez grupos via WhatsApp.

O adepto é ainda induzido a preencher seus dados em serviço de SMS pago para, só então, poder baixar o falso pacote de personalização. Com essa iniciativa, o cibercriminoso consegue disseminar com maior velocidade o seu golpe, atingindo um grande número de vítimas.

Fonte: http://extra.globo.com/esporte/flamengo/torcedores-do-flamengo-sao-os-adeptos-que-mais-caem-em-golpe-por-celular-21283623.html

Share this content: