Torcida rubro-negra está convocada para doação de sangue

Campeão nas quadras, campeões no campo, campeões na solidariedade. A torcida rubro-negra está sendo convidada a doar sangue no Banco de Sangue Santa Teresa, em Petrópolis, e no Serum, no Rio de Janeiro. A ação Raça, Amor e Sangue tem apoio da torcida do Flamengo, considerada a maior do Brasil e a expectativa é que o número de doações aumente nesse período, revertendo a grave queda de doadores que naturalmente ocorre em junho devido as doenças do outono, como gripe, e o tempo mais frio, que infelizmente afastam doadores.

A ação será realizada entre 10 e 30 de junho, e além de aumentar o número de doações, o objetivo também é chamar a atenção da comunidade para a importância desse ato, já que para o sangue não há substituto. Para incentivar a aderência, nesta edição, os primeiros voluntários serão homenageados com uma camisa exclusiva da Raça, Amor e Sangue assinada pelo jogador Olivinha, do time de basquete flamenguista.

O Banco de Sangue Santa Teresa, localizado no hospital de mesmo nome, em Petrópolis, é responsável por realizar, em média, 650 transfusões por mês e precisa de 65 doações por dia para atender a esta demanda. Já o Banco de Sangue Serum atua há mais de 24 anos em todo o Estado do Rio de Janeiro atendendo aos hospitais públicos e privados da região e precisa de, no mínimo, 70 doações por dia para atender a esta demanda com segurança. Campanhas desta natureza, que unifica a paixão pelo time ao ato solidário de doar sangue, são fundamentais para garantir o número de doadores necessários durante o mês.

De acordo com o supervisor de captação Vinícius Queiroz, a expectativa para esta ação com a torcida do Flamengo é muito positiva. “Trata-se da maior torcida de time de futebol do Brasil. Além disso, o time de basquete do Flamengo é também muito amado, e temos o apoio do Olivinha. Acreditamos que vamos ter muita aderência e conseguir reverter os estoques baixos. Centenas de pessoas dependem de bolsas de sangue para sobreviver e, infelizmente, muitos despertam para a importância apenas quando um familiar ou amigo precisa de sangue. Temos urgência em mudar esse pensamento comum “, afirma Queiroz.

Sobre o Banco de Sangue Santa Teresa
Para doar em Petrópolis basta comparecer ao Banco de Sangue Santa Teresa qualquer dia da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h. A unidade está localizada no térreo do Hospital Santa Teresa, na rua Paulino Afonso, 477, bairro Bingen. O local possui estacionamento para doadores. Mais informações pelos telefones (24) 2245-2324 ou (24) 99269-4355. Por lei municipal (5969/03.), todos os doadores que comprovarem terem feito a doação no ano vigente ou anterior nos bancos de sangue da cidade, tem direito a 1 hora de estacionamento gratuito por dia nos rotativos públicos do Município de Petrópolis. Para isso é necessário que se cadastrem junto à CPTRANS levando cópia da carteirinha de doador, atestado de doação, e cópia da carteira de habilitação.

Sobre o Serum
Para doar no Rio de Janeiro basta comparecer no Hospital da Ordem Terceira do Carmo, 3º andar, na rua do Riachuelo, n° 43, no Centro do Rio de Janeiro – próximo aos Arcos da Lapa. O horário é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h e aos sábados das 8h às 12h.

Veja como é fácil doar
Os interessados precisam pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar 3 horas após o almoço ou a ingestão de alimentos gordurosos. No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável).

O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Quem tiver feito tatuagem e/ou piercing recentemente precisa aguardar 12 meses após o procedimento e, quem fez endoscopia, deverá aguardar 6 meses após a realização do procedimento.

Serviço – Petrópolis
8ª Campanha Raça, Amor e Sangue
Data: 10 a 30 de junho
Horário: Todos os dias, inclusive domingos e feriados, das 7h às 18h
Local: Banco de Sangue Santa Teresa
Endereço: Hospital Santa Teresa – rua Paulino Afonso, 477, Bairro Bingen
Telefones: (24) 2245-2324 e (24) 99269-4355

Serviço – Rio de Janeiro
1ª Campanha Raça, Amor e Sangue
Data: 10 a 30 de junho
Horário: O horário é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h e e aos sábados das 8h às 12h
Local: Hospital da Ordem Terceira do Carmo, 3º andar
Endereço: Rua do Riachuelo, n° 43, Centro

Fonte: http://www.flamengo.com.br/site/noticia/detalhe/23523/torcida-rubro-negra-esta-convocada-para-doacao-de-sangue

Share this content: