• BICAMPEÃO DA LIBERTADORES
  • HEPTACAMPEÃO BRASILEIRO

Três atacantes ou dois meias? Domènec Torrent tem leque de opções para escalar Fla ofensivo

O Flamengo anunciou Domènec Torrent na última semana, e o treinador já deu início ao seu trabalho no Ninho do Urubu. O catalão, de 58 anos, garantiu que vai dar sequência à filosofia implementada por Jorge Jesus, que gostava de atuar com dois atacantes “avançados“, Bruno Henrique e Gabriel Barbosa. Porém, caso “Dome“, como gosta de ser chamado, queira modificar essa forma de jogar, opções não faltam.

Jorge Jesus escalava o Flamengo com dois atacantes mais avançados, e com dois meia-atacantes construindo as jogadas, Everton Ribeiro e De Arrascaeta. A tendência é que o Rubro-Negro permaneça desta forma, pelo menos no início do trabalho de Domènec Torrent. Porém, o treinador pode optar por atuar com três jogadores na linha frente, que pode ser Bruno Henrique em uma ponta, Gabigol centralizado como centroavante, e no outro lado permanecer com Everton Ribeiro, e Arrascaeta construindo as jogadas como meia-amador, mantendo assim os atletas mais usados pelo português.

Caso queira substituir peças, mudando assim as características dos jogadores, Vitinho, Michael e Pedro Rocha aparecem como opções para Domènec atuar com três atacantes, mas mudando a maneira do time jogar. Estes jogadores costumam entrar mais pela beirada do campo. Pedro, por sua vez, surge como substituto de Gabriel Barbosa, para atuar mais fixo como centroavante, assim como Lincoln. Gerson, que joga como volante, já chegou a fazer a função de atacante pela beirada com Jorge Jesus, mas é pouco provável que volte a ser utilizado desta forma.

Com isso, Domènec Torrent terá que quebrar a cabeça para montar o Flamengo com a sua cara, opções não faltam. Tudo vai depender de como prefere escalar a equipe e quais características pretende usar em determinados jogos. O treinador, no entanto, não deve fazer grandes mudanças para o confronto deste domingo (09), contra o Atlético-MG, no Maracanã. Nesta partida, que é válida pela primeira rodada do Brasileirão e terá início às 16h (horário de Brasília), Dome deve escalar basicamente o time padrão usado por Jorge Jesus: Diego Alves; Rafinha, Rodrigo Caio, Léo Pereira e Filipe Luís; Willian Arão e Gerson; Arrascaeta, Everton Ribeiro, Bruno Henrique e Gabigol.

Publicado em colunadofla.com.