Uma nova formação

Amigos! Domingo passado, no jogo contra ao Chapecoense, pudemos curtir mais uma vitória do Flamengo. Um jogo que a princípio se mostrava muito difícil, pois o time de Chapecó faz bela campanha dentro da Arena Condá. Até então, eles tinham sofrido apenas uma derrota em todo o Campeonato Brasileiro. Isso aconteceu na 14ª Rodada, para o Corinthians e, portanto, indicava um jogo complicado para o rubro-negro.

E com o rolar do jogo, vimos que a expectativa se confirmou. Apesar do gol logo no início de Diego, em belo passe de Pará, o Flamengo não impôs ao adversário o seu ritmo de jogo. Pelo contrário, fomos perdendo o domínio de jogo e de posse de bola gradativamente ao longo do primeiro tempo e aos 43 minutos fomos castigados com o gol de empate.

O retorno para o segundo tempo mostrou um Flamengo melhor, porém ainda com muitas dificuldades de criar as jogadas mais agudas. O jogo morno do primeiro tempo se repetia e, naquela altura, parecia que precisaríamos de um gol no acaso para que saíssemos com a vitória que nos deixaria próximo aos líderes.

Foi aí que aos 16 minutos da etapa final, Zé Ricardo foi ousado e colocou em campo uma formação que havia sido treinada durante a semana. As entradas de Mancuello e Leandro Damião nos lugares de Everton e Gabriel fizeram com que o Flamengo tivesse mais gente no setor criativo do campo. Mancuello passou a fazer companhia para Diego na armação das jogadas e Guerrero se transformou. Passou a ser um jogador muito mais ativo do que era no primeiro tempo, em que, isolado, trombava com os zagueiros. A partir daí conseguimos criar diversas chances de gol, Guerrero, transformado sofreu um pênalti convertido por Damião e depois o argentino Mancuello fechou a conta com um golaço!

Ao final do jogo, na minha visão, ficou claro que temos uma nova formação que podemos utilizar em diversos jogos. Uma formação que, mais ofensiva, pode ser utilizada em jogos que enfrentamos equipes retrancadas, ou então em jogos nos quais nossos pontas forem neutralizados. Em um time que quer ser campeão, essa variação na forma de jogar é muito importante. Neste momento somos estudados e ter alternativas para mudar o esquema de jogo poderá ser uma grande arma nos próximos confrontos.

Que essa formação seja mais treinada e mais utilizada e que as eventuais falhas defensivas presentes quando jogamos mais avançados sejam sanadas!
Vamos Flamengo!

Marcão Beton

INSCREVA-SE: TV Coluna do Flamengo

Twitter: @marcaobeton

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2016/08/uma-nova-formacao/

Share this content: