Urubu sem fronteiras

Estando em terras norte americanas, vivi uma experiência que nenhum rubro-negro jamais viverá em solo brasileiro: tive que convencer algumas pessoas a acreditar que habita, no coração de nosso país, o maior amor do mundo. Quase como que se contasse uma fábula, gesticulava, tentando provar aos Messináticos e aos Cristiano Ronaldetes que eles jamais sentiriam o que sentem os flamenguistas quando veem onze sapiens povoando o carpete verde, carregando o manto sagrado e o coração da maior torcida do país do futebol.

Consegui nada além de sorrisos simpáticos. Os futeboleiros do mundo todo não estão nem aí para o nosso futebol, e não posso dizer que são ignorantes. Eles conhecem bem a nossa seleção e nossos jogadores que atuam na Europa. Conhecem bem os times que escolheram para si, mas entre Manchester United, Real Madrid e Barcelona, não há espaço para o nosso amado urubu. Alguns avulsos ainda conseguem citar o Santos, por ser o time que revelou Neymar, e só. O futebol brasileiro parece estar restrito às nossas fronteiras.

O Flamengo é, como já citou o jornalista inglês Tim Vickery, o time que representa qualquer brasileiro. É o único amor que atravessa a cultura do que bebe o chimarrão e do que come o tucupi. Por isso, o rubro-negro carioca é o responsável legítimo por carregar a bandeira brasileira para além da ilha de Vera Cruz. Sabemos que isso só irá acontecer quando o Flamengo for forte novamente, quando o urubu for competitivo a nível internacional.

Impossível? Aguardemos. Mal posso esperar para vestir manto em solo internacional e não ouvir pergunta alguma sobre o significado de nossa camisa.

João Ricardo

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2017/03/urubu-sem-fronteiras/

Share this content: