Vale o risco? Veja os altos e baixos de Leandro Damião, na mira do Fla

O Flamengo pode trazer em breve um reforço de impacto para seu ataque. Segundo o LANCE! apurou, Leandro Damião está liberado pelo Santos para assinar com qualquer clube, e o Rubro-Negro vem fazendo uma negociação na surdina com o atacante.

Uma ida para a Gávea seria um novo passo para a carreira oscilante de Damião. Entre momentos de artilharia e passagens para esquecer, o L! enumera as várias faces de um centroavante.

INÍCIO DE CARREIRA

Destaque em campos de várzea, Leandro Damião chamou atenção do Atlético de Ibirama (SC), onde iniciou sua carreira profissional. Após breves passagens por outras equipes catarinenses, o centroavante voltou ao clube de Ibirama e deslanchou de vez em 2009, como artilheiro do Campeonato Catarinense. No ano seguinte, partiu para o Internacional.

INTERNACIONAL – FARO DE GOL E TÍTULOS

Leandro Damião não demorou muito para se firmar como titular no Internacional. No ano seguinte à sua chegada, o centroavante mostrou faro de gol ao marcar no jogo do título da Copa Libertadores, contra o Chivas Guadalajara (MEX).

Mesmo com a frustração no Mundial de Clubes, seguiu estufando as redes e conquistando títulos: os estaduais de 2011, 2012 e 2013, e a Recopa Sul-Americana de 2011. Suas atuações no Colorado, onde ficou até o fim de 2013 e marcou 89 gols em 179 partidas, o levaram à Seleção Brasileira.

SELEÇÃO BRASILEIRA – SONHOS FRUSTRADOS

Damião caminhou entre a euforia e a frustração com a camisa da Seleção Brasileira. Em seu auge no Internacional, o centroavante foi convocado para os Jogos Olímpicos de 2012, ao lado da geração de nomes como Neymar, Oscar, Marcelo, Alexandre Pato e Thiago Silva. Mesmo marcando seis gols em Londres, o sonho da prata foi interrompido pelo México, na derrota por 2 a 1 na final.

Apesar da frustração olímpica, Leandro Damião seguiu como figurinha carimbada nas listas da Seleção Brasileira, para ser reserva de Fred. Só que o sonho começou a virar pó em 7 de junho de 2013: às vésperas da Copa das Confederações, o centroavante foi cortado por uma lesão na face interna da coxa direita, e viu Jô deslanchar no seu lugar, ganhando vaga na geração da Copa do Mundo de 2014.

SANTOS – PROMESSA E… DÚVIDAS!

Em uma negociação milionária conduzida com a ajuda do grupo de investidores Doyen Sports, Leandro Damião desembarcou no Santos no fim de 2013. Contratado inicialmente por cinco anos com status de “substituto de Neymar”, o atacante trouxe uma série de dores de cabeça à diretoria santista.

Além de marcar poucos gols, Damião conviveu com lesões e com um imbróglio judicial. A alternativa da diretoria foi repassá-lo para alguns clubes.

CRUZEIRO – DO REENCONTRO COM AS REDES ATÉ A RESERVA

Em 2015, Leandro Damião foi anunciado como reforço do Cruzeiro para o ataque. No entanto, após um início promissor com a camisa celeste (no qual, em três meses, igualou seu número de gols no Santos), aos poucos seu rendimento voltou a oscilar.

Aos poucos, o atacante voltou a amargar a reserva no Brasileirão, e o rendimento foi pouco para a equipe cogitar uma prorrogação de empréstimo. Voltou ao Santos ainda no fim de dezembro.

BETIS – SEM DEIXAR SAUDADES

Em nova tentativa de retomar seu futebol, Leandro Damião rumou para o Betis (ESP). No entanto, sua trajetória europeia não deixou qualquer saudade: três meses, três jogos (um deles como titular) e nenhum gol.

Fonte: http://www.lance.com.br/flamengo/vale-risco-veja-altos-baixos-leandro-damiao-mira-fla.html

Share this content: