Vavel: “Base vem forte: Lucas Paquetá caminha para se tornar uma referência no Flamengo”

Após diversas atuações importantes com a camisa doFlamengo, nós daVAVEL Brasilresolvemos fazer um especial falando sobre o início da carreira do jogador na base, sua subida para o elenco profissional e a permanência no time titular.Lucas Paquetá(20) é, sem dúvidas, um dos jogadores mais importantes do elenco rubro-negro atual.

Desconhecido até a chegada do treinador colombianoReinaldo Rueda, o meia já era bastante elogiado nas categorias de base, onde chegou a ser campeão daCopa São Paulo de Futebol Júnior, em 2016.

Trajetória na base

Paquetá chegou ao Flamengo em 2007, com 10 anos de idade. O jogador era visto como uma jóia a ser lapidada pelo clube, um futuro craque. Nesse período no juvenil, Lucas conquistou aTaça Otávio Pinto Guimarães, em 2014, e oCampeonato Carioca Sub-20, em 2015. Quase uma década depois, a primeira conquista de peso, era o início de uma carreira que tem tudo para ser espetacular. Em janeiro de 2016, o Flamengo se consagrava campeão da Copinha, diante do maior campeão do torneio, oCorinthians, em pleno Pacaembu.

Com boas atuações no campeonato, o jogador chamou atenção deRogério Micale, treinador daSeleção Brasileira Sub-20na época. Sua primeira convocação foi em abril de 2016, na qual foi chamado para defender a amarelinha em dois amistosos na Europa. Sua estreia não poderia ser melhor, com direito a gol e vitória sobre aInglaterra. O ápice do seu momento na seleção foi na preparação da equipe para asOlimpíadas Rio 2016, quando foi chamado para completar a equipe sub-23.

Subida para elenco profissional

Após destaque no time de base e na Seleção Brasileira Sub-20, o jogador finalmente teve sua oportunidade o time principal. Em março de 2016, comandado ainda porMuricy Ramalho, Paquetá estreou como titular na vitória por 3 a 1 sobre oBangu, peloCampeonato Carioca. No mesmo mês assinou a renovação de seu contrato com o Flamengo até 2020.

Em 2017, ganhou mais oportunidades. No total foram 37 partidas com a camisa rubro-negra e cinco com a amarelinha. Fora dois jogos pelaPrimeira Liga, três naCopa do Brasil, seis no Campeonato Carioca, nove naCopa Sulamericanae 17 peloBrasileirão.

Importância de Rueda na carreira

Com a chegada do treinador colombiano, e com a lesão dePaolo Guerrero, Paquetá se firmou no time titular na reta final de 2017. Principalmente na Copa do Brasil e na Copa Sulamericana, em ambas o Flamengo chegou na final, porém a equipe perdeu os dois títulos.

Ruedaencontrou na jovem promessa, um atacante versátil, onde possibilitasse a movimentação intensa no ataque rubro-negro, confundindo bastante o sistema defensivo da equipe adversária.Felipe Vizeuseria o substituto natural de Guerrero, que estava lesionado. Porém, Paquetá “furou a fila” e tomou conta da posição, atuando como um falso 9.

O jogador marcou gol nas duas finais em plenoMaracanãlotado. Primeiro foi no empate por 1 a 1 contraCruzeiro, no jogo de ida, pela Copa do Brasil. Enquanto o segundo tento foi na partida de volta pela final da Copa Sulamericana, contra oIndependiente (ARG). Essa partida também acabou em 1 a 1 e o time argentinou conquistou o torneio em solo carioca.

Permanência nos onze iniciais

2018 vem sendo um ano abençoado para o garoto de 20 anos. Podendo afirmar que ele é sim o pilar do meio de campo rubro-negro. Com diversas atuações seguras, o jogador está bastante confiante para seguir dando motivos para a maior torcida do país comemorar bastante. No início do ano, vinha atuando pela ponta direita, ao lado deHenrique DouradoeVinícius Júnior.

Nas partidas recentes do Flamengo, tanto pelaTaça Libertadores, quanto peloBrasileirão,Mauricio Barbieri achou uma função ainda melhor para o alteta. Segundo volante. Sim, Lucas Paquetá até o fim de 2017 estava marcando gols como centroavante e hoje está atuando como segundo volante, ao lado deCuéllar. Faz sentido, já que o jovem tem uma visão de jogo extraordinária. Ele consegue driblar com facilidade, dar chutes perigosos de fora da área e até mesmo dar assistências fenômenais, que o torcedor rubro-negro não via há tempos.

Interesse de clubes europeus

Chegamos a conclusão que Lucas Paquetá é um jogador super talentoso, um dos mais que o Flamengo já revelou nos últimos 10 anos, ao lado de Vinícius Júnior. Se ele manter essa regularidade, certamente terá um futuro brilhante pela frente, com chances reais de se destacar em algum clube grande da Europa e ser frequentemente chamado para defender a Seleção Brasileira, podendo disputar umaCopa do Mundo. Quem sabe em 2022, no Catar ?

Com isso, é de se esperar uma procura enorme pelo jogador ao fim da temporada nacional, ou até mesmo em junho – fim da temporada européia. Recentemente, jornais espanhóis e italiano já especularam um possível interesse deValência,JuventuseMilan. Vale lembrar que a multa rescisória do jogador é de R$ 200 milhões, ou seja, quem pagar essa fortuna, o tornaria o a melhor venda da história do Flamengo, em termos financeiros.

A Juventus parece ser a mais interessada no atleta. Alguns jornais do país já elogiaram bastante as atuações do jogador pelo clube carioca, reiterando o desejo da equipe de Turim em contar com os serviços de Lucas Paquetá. Será que em breve veremos o garoto atuando ao lado de estrelas comoDybala,Higuain,Buffone entre outros ? Cenas do próximo capítulo estão por vir. Apenas temos certeza de uma coisa, o garoto é um craque prestes a explodir, e quem ganhará com isso não será somente o Flamengo ou outro clube futuro, mas sim o futebol.

Reprodução: Vavel

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2018/05/vavel-base-vem-forte-lucas-paqueta-caminha-para-se-tornar-uma-referencia-no-flamengo/

Share this content: