Vereador explica projeto de Lei para proibir uso de VAR: ‘Estão acabando com a alegria do povo’

O árbitro de vídeo pode estar com os dias contados no Rio de Janeiro. O vereador Zico (PTB-RJ) apresentou no dia 8 de outubro um projeto de Lei que veta o uso do VAR pela arbitragem em partidas organizadas pela Federação de Futebol do Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ). O EXTRA teve acesso ao documento, que prevê multa de R$ 250 mil em caso de descumprimento e o valor arrecadado destinado ao Fundo Municipal de Defesa do Consumidor.

A reportagem entrou em contato com o vereador, que teceu críticas à ferramenta e explicou a criação da Lei. Para ele, o árbitro central está perdendo revelância dentro de campo e os excessivos minutos de acréscimos interferem diretamente no consumidor.

— Estão querendo acabar com a alegria do povo. O futebol é a alegria do povo. As pessoas entram no estádio sem saber a hora que vão sair. Não sabe também a hora que se pode comemorar o gol. Só Deus sabe quem decide agora. Se não precisa mais de árbitro, coloca um drone ali, um robô ou qualquer outra coisa — declarou.

— Minha motivação foi um jogo que tiveram que dar acréscimos de 16 minutos. Daqui a pouco não vamos poder marcar para sair com os nossos filhos e familiares após o jogo por causa do VAR — conta Zico.

Ainda há um longo caminho a ser percorrido antes que o projeto de Lei seja aprovado. É preciso aprovações em diversos instâncias antes da sua homologação. Zico acredita que, caso a proposta seja aprovada, entrará em vigor à partir do Campeonato Carioca de 2020.

— Por ser vereador do Rio de Janeiro, só posso legislar por aqui. O projeto tem que passar na mesa diretora, depois comissões, depois para a Plenária… Apresentei o projeto no dia 8, isso tudo está sendo conversado, não se te informar quanto tempo que vai durar. Posso te informar que foi dada entrada. A intenção é que seja utilizada para o Campeonato Carioca de 2020.

No documento, Zico justifica a suspensão do uso da tecnologia por "não estar contribuindo para a melhora do futebol, apesar de ser uma tecnologia muito cara". Ele também que o árbitro de vídeo tem causado "interrupções demoradas, fazendo com que o ritmo das partidas seja alterado" e completa: "quem perde é o torcedor, o público que paga para assistir ao espetáculo. Temos que registrar também os julgamentos incoerentes e duvidosos que fazem com que a tecnologia, que deveria vir para somar, subtraia a alegria do torcedor".

Confira o projeto de Lei apresentado:

xprojeto.jpg.pagespeed.ic.M_UCFMEx6V Vereador explica projeto de Lei para proibir uso de VAR: 'Estão acabando com a alegria do povo'
Projeto de Lei envolvendo o VAR Foto: Reprodução

Fonte: https://extra.globo.com/esporte/flamengo/vereador-explica-projeto-de-lei-para-proibir-uso-de-var-estao-acabando-com-alegria-do-povo-24021680.html

Share this content: