Versátil, Paquetá volta às origens no Fla e assume protagonismo

A utilização de Lucas Paquetá em nova função no Flamengo se tornou o ponto de partida de Barbieri para organizar o time com o objetivo de encarar a Ponte Preta, hoje, 19h30, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. A boa atuação do jovem em posição recuada para executar a transição ofensiva se provou nos números após a vitória sobre o Ceará. Sem Diego, que teve lesão no joelho direito diagnosticada e só retorna no jogo de volta, dia 10, caberá a Paquetá assumir o protagonismo do meio-campo hoje, como fez na partida anterior.

É o que mostra o mapa de calor do atleta e os dados sobre a distância percorrida, média de 10 quilômetros. Como um segundo volante, o meia não se limitou ao lado do campo, veio buscar jogo na defesa e armou pelos dois flancos do ataque. De quebra, tirou a sobrecarga de Diego, e fará o mesmo com Éverton Ribeiro, que assume a função do camisa 10 na partida de logo mais em Campinas, cedendo seu espaço na direita para Geuvânio. Diego e Ribeiro vinham obrigados a recuar demais para armar o jogo. A comissão técnica notou que Paquetá seria o único capaz de cumprir as funções defensivas e ofensivas em meio à má fase de Arão.

A troca de posição de Paquetá não é novidade. A última vez que o jovem de 21 anos atuou na função atual foi com Zé Ricardo, em alguns treinamentos. Contudo, Arão vivia bom momento e era titular. Com Rueda, Paquetá foi deslocado para centroavante quando Guerrero estava fora e Vizeu lesionado. Recentemente, com Carpegiani no esquema 4-1-4-1, o jogador passou a atuar como terceiro homem, caindo pelas pontas, mas vinha caindo de produção. Coube a Barbieri resgatar o posicionamento original de Paquetá na base do Flamengo.

Fonte: https://oglobo.globo.com/esportes/flamengo/versatil-paqueta-volta-as-origens-no-fla-assume-protagonismo-22643841

Share this content: