Vitória contra o Santos garante vaga direta do Flamengo para a Libertadores 2017

Foto: Gilvan de Souza

O triunfo rubro-negro obtido nesse domingo (27), contra o Santos, marcou dois eventos especiais para a Nação. O Flamengo conseguiu sua primeira vitória no Maracanã após seu retorno, terminados os Jogos Olímpicos 2016, disputados no Rio de Janeiro. Além dessa importante vitória, o Mais Querido garantiu a vaga direta para a Copa Libertadores do ano que vem com os 2 a 0 aplicados no time santista, com gols marcados por Guerrero e Diego, peças fundamentais na campanha rubro-negra nessa edição do Campeonato Brasileiro.
A competição continental passou por algumas mudanças em sua estrutura. A zona de classificação através do campeonato nacional ganhou mais duas posições, transformando-se de G-4 para G-6, com apenas os três primeiros colocados indo diretamente para a fase de grupos. Os demais competidores seguirão para a pré-Libertadores.
Os participantes brasileiros no torneio podem ser oito. Grêmio e Atlético-MG, atual quarto colocado no Brasileirão, disputarão nessa quarta-feira (30) a segunda partida da grande final da Copa do Brasil, que também garante uma vaga ao campeão. Caso seja o time mineiro, o sétimo colocado do Campeonato Brasileiro herdará uma das vagas para a fase preliminar da disputa pelo continente. Caso a equipe gaúcha confirme o resultado obtido no Mineirão, eles seguirão diretamente para a fase de grupos, deixando o Atlético na pré-Libertadores.
Outro clube do país que pode seguir para o maior torneio das Américas é a Chapecoense. O time catarinense disputa, no mesmo dia da final da Copa do Brasil, a decisão da Copa Sul-Americana, contra o Atlético Nacional, da Colômbia. A equipe vencedora também irá diretamente para a fase de grupos, porém sem tirar a vaga dos classificados via campeonato nacional de seus respectivos países.
Um detalhe importante nessa edição é a ausência dos times mexicanos, que optaram por não participar da competição devido à grande mudança realizada pela Conmebol em seu calendário. A partir de 2017, o torneio será disputado durante o decorrer do ano, de 1º de fevereiro ao dia 29 de novembro. Outra mudança ocorre na partida final, que será disputada em jogo único em um estádio neutro.
Algumas equipes já estão classificadas, e as listamos abaixo:
Os representantes brasileiros na Libertadores serão Flamengo; Palmeiras, que conquistou o título nessa rodada; e o Santos, já garantidos nos grupos. Através do Campeonato Brasileiro, o Atlético-MG conquistou a vaga na fase preliminar, ainda com possibilidade de ir aos grupos, caso vença o título da Copa do Brasil. Ainda há mais dois lugares em disputa, sendo esses o 5° e 6° colocados do Brasileirão.
Na Argentina, o campeão Lanús, além de San Lorenzo, Estudiantes e Godoy Cruz já garantiram suas vagas na fase de grupos. O Atlético Tucumán segue para a primeira fase, juntamente com o vencedor da Copa da Argentina, que, nesse momento, está em sua fase semi-final.
Serão três os clubes bolivianos na disputa. O Sport Boys, vencedor do Torneio Apertura dessa temporada, e o Jorge Wilstermann, campeão do Torneio Clausura, seguirão diretamente para os grupos. Enquanto isso, o The Strongest, time com a melhor pontuação do ano, irá para a fase preliminar.
A chilena Universidad Católica também já está nos grupos, sendo a detentora do Torneio Clausura dessa temporada. Mais uma vaga direta está em disputa no Torneio Apertura, que chegará ao fim apenas no ano que vem. O campeão da Copa do Chile e o melhor colocado na soma dos dois torneios também se classificarão.
Na Colômbia, o Atlético Nacional, atual campeão da Libertadores, também participará da edição de 2017. O campeão do Torneio Apertura, Independiente Medellín, também já está classificado para a fase de grupos. Mais três vagas estão em disputa para o vencedor do Torneio Finalización, além do 1° e 2° melhores pontuadores da temporada.
Os equatorianos do Barcelona de Guayaquil, campeões da primeira metade de seu campeonato nacional, já estão na fase de grupos. O segundo colocado Emelec também marcará sua presença na competição. A última vaga ficará com o melhor pontuador do país em 2016.
Já os clubes paraguaios que seguirão para os grupos são Libertad, campeão paraguaio da primeira metade da temporada; o Guaraní, que lidera a segunda; e o Olímpia, que vai para a pré-Libertadores como o maior pontuador do ano.
Serão três vagas para as equipes peruanas, que ainda seguem em disputa. Os dois primeiros colocados do Campeonato Descentralizado dessa temporada irão diretamente para a fase de grupos, enquanto o ocupante do 3° lugar seguirá para a primeira fase da competição.
No Uruguai, o tradicional Peñarol, vencedor do campeonato nacional, e o Nacional, vice-campeão, já estão na fase de grupos. O Cerro seguirá para a fase preliminar com a melhor pontuação na temporada.
Por fim, o venezuelano Zamora, campeão do Torneio Apertura, já tem garantida sua vaga nos grupos da Libertadores 2017. O Carabobo, maior pontuador dos pontos corridos no país, irá para a fase preliminar. Ainda há uma vaga direta em aberto para o campeão do Torneio Clausura, cuja final será disputada entre Deportivo Táchira e Zulia nessa quarta-feira (30).

*Colaborou sob a supervisão de Ricardo Taves

Fonte: http://www.flamengo.com.br/site/noticia/detalhe/24565/vitoria-contra-o-santos-garante-vaga-direta-do-flamengo-para-a-libertadores-2017

Share this content: