Vitória ganha aval da FBF para venda de ingressos de jogo contra Flamengo

Vitória ganha aval da FBF para venda de ingressos de jogo contra Flamengo

O Vitória ganhou o aval da Federação Bahiana de Futebol (FBF) para a venda de ingressos para a torcida visitante na partida contra o Flamengo, marcada para sábado, às 18h30 (horário de Brasília), no Barradão, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na última quinta-feira, o clube carioca afirmou, por meio de nota, ter enviado um ofício ao adversário baiano abrindo mão da carga destinada aos torcedores flamenguistas (10%) em face das punições sofridas em julgamento ocorrido no último dia 1º, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

O ofício no qual o Flamengo abria mão dos ingressos virou motivo de polêmica, uma vez que o Vitória já havia vendido todos os 3.500 bilhetes destinados aos torcedores da equipe carioca. Desta forma, o clube baiano buscou apoio da FBF, que consultou o STJD sobre a questão. 

Em nota, a FBF explicou que o STJD entrou em contato com representantes dos dois clubes para obter uma posição sobre a comercialização das entradas. A diretoria do Flamengo manteve a posição de não ter torcedores na partida, enquanto os dirigentes do Vitória reafirmaram a intenção de vender os ingressos para os visitantes. No entanto, de acordo com o Superior Tribunal, o cumprimento da punição imposta ao clube carioca só começaria a valer no dia 11 deste mês, dez dias após a data do julgamento. A informação foi confirmada pelo GloboEsporte.com com a assessoria do STJD.

A punição imposta ao Flamengo pelo STJD foi uma resposta à briga entre torcedores ocorrida na partida contra o Palmeiras, no Mané Garrincha, em maio. O Rubro-Negro carioca sofreu quatro penas: três jogos sem direito a torcida visitante; três jogos sem torcida organizada e 20% do estádio fechado como mandante; 10 jogos sem qualquer representação de torcidas organizadas (faixas, camisas, bandeiras etc); multa de R$ 30 mil. 

SAIBA MAIS
Em nota, Fla diz não ter pedido carga destinada a visitantes para o Vitória
Confira resultado do julgamento que culminou nas punições a Flamengo e Palmeiras
Fique por dentro das notícias do esporte baiano
Clique aqui e assista a vídeos do Vitória

O Flamengo pediu para não vender ingressos pautado no item 5 do ofício publicado pelo STJD, que se refere à proibição da presença de flamenguistas na condição de visitante pelos próximos três jogos. O documento não estipula prazo para início do cumprimento da pena. Mas outros dois itens, o 1 e o 2, possuem um prazo de 10 dias contados a partir de data do julgamento. O STJD entendeu que toda a pena deve ser cumprida no prazo estipulado pelos itens 1 e 2.

Confira a nota da FBF na íntegra:

"Vitória está autorizado a vender carga de visitantes à torcida do Flamengo

Como antecipado pela Federação Bahiana de Futebol (FBF), a presença da torcida do Flamengo no duelo contra o Vitória, no próximo sábado (10), no Barradão, está liberada. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) confirmou a autorização para venda de ingressos destinados aos torcedores do time carioca.
 
A FBF entrou como terceiro interessado no caso, na última terça-feira (6). Em resposta, o órgão afirmou que ouviria os dois clubes sobre a comercialização, ou não, das entradas.
 
A diretoria do Flamengo manteve sua posição de não ter torcedores na partida. Já a diretoria do Vitória, clube mandante, reafirmou sua intenção de vender os ingressos para os visitantes.
 
O STJD, então, optou por não modificar a pena anteriormente dada ao Flamengo e nem o prazo para cumprimento. O prazo para cumprimento da penalidade ("PROIBIDA A VENDA E/OU REPASSE DA CARGA DE INGRESSOS PREVISTA NO ARTIGO 80 DO RGC/2016 - CBF, PARA O CLUBE REGATAS FLAMENGO NAS PRÓXIMAS 03 (TRÊS) PARTIDAS QUE FOR VISITANTE") segue de DEZ DIAS A CONTAR DA PUBLICAÇÃO DA DECISÃO PROFERIDA EM 1º DE SETEMBRO DE 2016.
 
Portanto, o início da pena a ser cumprida pelo Flamengo é em 11 de setembro de 2016. Como o confronto acontecerá no dia 10, nada impede o Vitória de comercializar os ingressos aos visitantes e o torcedor flamenguista de adquiri-las e comparecer ao Barradão.
 
A venda das entradas é de responsabilidade do Esporte Clube Vitória e os detalhes sobre sua execução, programação, e valores estão no site oficial do clube (www.ecvitoria.com.br). Vale ressaltar que os torcedores do Flamengo têm direito a 3.500 ingressos, com base no artigo 80 do Regulamento Geral de Competições, que determina 10% da capacidade do estádio (35 mil espectadores, no Barradão), à torcida visitante".