• BICAMPEÃO DA LIBERTADORES
  • HEPTACAMPEÃO BRASILEIRO

Você lembra? Última vitória do Flamengo em estreia de terceiro uniforme foi há três anos

Por: Aguinaldo Junior

O Flamengo estreou o terceiro uniforme no jogo contra o Red Bull Bragantino, nesta quinta-feira (15), pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado não foi o esperado, pois o Rubro-Negro poderia ter assumido a primeira colocação em caso de vitória. Mas, você se recorda o último triunfo do Mengão nas estreias das camisas 3? O Coluna do Fla pesquisou e trouxe para o torcedor.

Comandado na época por Zé Ricardo, o Flamengo utilizou pela primeira vez a camisa majoritariamente amarela diante do Coritiba, no dia 22 de julho de 2017, também pela 16ª rodada do Brasileirão daquele ano. O jogo terminou 2 a 1 para o Mengão, na Ilha do Urubu. Esta foi a última vitória rubro-negra em estreias de uniformes 3. Passaram-se cerca de três anos e três meses até a derrota desta quinta-feira (15).

Naquele jogo contra o Coritiba, Zé Ricardo mandou a campo: Thiago Rodrigues; Pará, Rafael Vaz, Juan e Trauco; Romulo, Willian Arão e Everton Ribeiro; Orlando Berrío, Geuvânio e Paolo Guerrero. Lucas Paquetá, Vinicius Júnior e Felipe Vizeu entraram na segunda etapa.

No início do jogo, Orlando Berrío abriu o placar, mas o Coritiba chegou ao empate no primeiro minuto da segunda etapa, com Henrique Almeida. No desenrolar do confronto, após Zé Ricardo ter feito as três substituições, Vinicius Jr. sofreu pênalti e Everton Ribeiro converteu aos 46 do segundo tempo, no apagar das luzes.

O retrospecto do Flamengo não é favorável em estreias das camisas 3. Com a derrota para o Bragantino, o aproveitamento rubro-negro é de 36% de aproveitamento neste século em partidas que o Mengão utiliza pela primeira vez o uniforme 3.

Agora, o Flamengo se prepara para enfrentar o Corinthians, neste domingo (18), às 16h (horário de Brasília), no estádio Neo Química Arena. Não se sabe, ainda, qual o uniforme a ser usado, porém, a tendência é que seja o principal (rubro-negro). O clássico interestadual é válido pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Mengão divide a liderança com Atlético-MG e Internacional, mas fica em terceiro pelo critério de desempate. Os três estão com 31 pontos. O Alvinegro paulista se encontra na 14ª posição, com 18.

Publicado em colunadofla.com.