Zé é pressionado no Flamengo, mas clube divide responsabilidades e projeta ajustes no elenco

Os erros de Zé Ricardo, que causaram a eliminação do Flamengo na Libertadores, serão divididos internamente no clube. A diretoria banca a continuidade do trabalho, apesar de crescente pressão sobre o jovem treinador. E entende que a responsabilidade é compartilhada com toda a comissão técnica.

Hoje, participam de decisões estratégicas médicos, preparadores, analistas e dirigentes, como o gerente e coordenador técnico Mozer e o diretor Rodrigo Caetano. Mas quem escala é o técnico. E quem joga são os jogadores. Por isso, haverá uma reavaliação de elenco para o segundo semestre, e saídas não estão descartadas.

A contratação de Everton Ribeiro, próxima, e a chegada de um goleiro e um zagueiro, está nos planos. A troca de Mancuello por Walter, goleiro do Corinthians, é uma opção.

Embora a inexperiência pese contra, Zé Ricardo tem boa impressão de jogadores e crédito com a direção por ter reconstruído um time em menos de um ano, que acabou campeão Estadual. No entanto, nas horas decisivas na Libertadores, as escalações e substituições falharam. Mantendo-se preso ao esquema tático encontrado, Zé não ousou e, pelo contrário, se acovardou nos jogos fora de casa, especialmente contra o San Lorenzo. Lançar Matheus Sávio, de 20 anos, com Ederson recuperado no banco, foi o principal equívoco, que gerou a virada argentina. Antes, porém, o técnico recuou o time com Rômulo na vaga de Berrío e Juan no fim na de Everton. Ao colocar mais um zagueiro nos minutos finais, a equipe se resignou a apenas rebater, abriu mão da posse de bola que sempre a caracterizou e cedeu mais de 80 metros de campo a um time argentino que operava no abafa. Isso foi a gota d’água. – Nossa ideia era a melhorar a posse, a entrada do Romulo e do Matheus foi para isso. No final, a subida do Angelleri fez com que botassemos o Juan. O gol acabou saindo pelo chão, numa jogada muito rápida – justificou o técnico.As opções no banco também não eram dignas de um elenco tão badalado. Diversas peças passaram recentemente pelo departamento médico, como Donatti, Mancuello, Gabriel, Berrío e o próprio Rômulo. A falta de ritmo pesou para alguns na fase decisiva. Mas o recuo foi fatal. E não foi a primeira vez. Ano passado, Zé fechou o time e acabou deixando vitórias escaparem no Brasileiro.O treinador sofre críticas não somente pelas decisões recentes. A utilização constante de jogadores considerados aquém do poder de investimento do clube – Gabriel e Marcio Araújo, por exemplo – é uma das reclamações principais, mesmo com as vitórias. Soma-se a isso a falta de oportunidades a opções do elenco como Cuéllar e Felipe Vizeu. Há quem reconheça predileção do técnico por determinados atletas mesmo que haja outros em melhor fase técnica. E ha quem entenda que Zé tem seus atletas de mais confiança para cumprir funções.

Fonte: https://extra.globo.com/esporte/flamengo/ze-pressionado-no-flamengo-mas-clube-divide-responsabilidades-projeta-ajustes-no-elenco-21360042.html

Share this content: