Zé Ricardo administra pressão por chances a jovens no Flamengo: ‘Ritmo é diferente’

Professor de escola pública infantil e com mais de dez anos de experiência em futebol de base, o técnico Zé Ricardo é visto hoje como o melhor quadro no Flamengo para administrar a transição de jovens para o profissional. A pouca experiência no comando do time principal se torna irrelevante quando o treinador fala do aproveitamento dos garotos já integrados ao elenco e de joias em ascensão, como Vinícius Júnior. A pressão crescente por chances para as promesssas foi respondida com a maior naturalidade, e a regra é: sem pressa.

Ao falar de Vinícius Júnior, de 16 anos, ou de outros jovens, como Ronaldo e Léo Duarte, ainda pouco testados, Zé Ricardo lembrou que tudo que os garotos apresentam nas categorias inferiores tem outras referências quando estão inseridos no time profissional. Por isso, o técnico defende o aproveitamento de Vinícius Júnior aos poucos nos treinos e no time só no Brasileiro.

– Ele fez um amistoso com o Serra Macaense, e viu que o ritmo é diferente da categoria, temos que ter cuidado, não queremos qualquer tipo de confronto que possa prejudicar a carreira dele – avisou, citando o impacto maior.

Talvez por isso os demais jovens já integrados venham entrando bem aos poucos no time. Lucas Paquetá e Felipe Vizeu ganharam as últimas chances, assim como Matheus Sávio. Outros ainda aguardam oportunidade e sofrem com a concorrência no elenco, como Ronaldo e Léo Duarte. Esses, Zé Ricardo acredita que estão prontos e podem render frutos.

– Me incomoda muito não termos colocado Léo Duarte para jogar. Tem uma técnica muito grande e um nível muito alto. Está amadurecendo bastante. Último jogo que fez inteiro acho que foi com o Palmeiras, mas temos grandes atletas no plantel – avaliou o treinador, garantindo ainda um planejamento para Ronaldo, que concorre com Márcio Araújo, Rômulo, Arão e Cuéllar.

No caso de Vinícius Júnior, o plano é a longo prazo. E envolverá toda a diretoria em discussão constante.

– Não é só decisão do Zé Ricardo. Eu, Rodrigo Caetano, o presidente, Mozer, Cadu e Noval da base, teremos alguma proposta para ele treinar no time principal. Quem sabe poderemos colocar no Brasileiro – vislumbrou Zé, que conhece o garoto há anos.

– Conheço ele desde 2012, e todos do clube sabiam do seu potencial. Garoto de categoria juvenil, já treinou aqui, não é novidade para os profissionais – lembra.

Alvo de gigantes europeus, Vinícius tem em Zé Ricardo seu mais completo professor antes de despontar para o mundo. E precisa aproveitar.

Fonte: http://extra.globo.com/esporte/flamengo/ze-ricardo-administra-pressao-por-chances-jovens-no-flamengo-ritmo-diferente-21110968.html

Share this content: