O Boavista é uma equipe que considero, tirando os 4 grandes, considero o grupo com o maior peso. Lá tem o Joel Santana, um grande vencedor, lá tem bons atletas, como o Felipe, Antonio Carlos, Pedro Botelho, Erick Flores, Feliyppe Gabriel, dentre outros. São atletas que colocarão o Flamengo em perigo. É uma equipe que a gente sabe que vamos ter que jogar muita bola para derrubá-los. A gente sabe que esse inicio é um pouquinho mais travado. Vai ser um bom jogo”, disse o treinador, em entrevista ao​Lance!.

O Flamengo não teve um bom desempenho nos testes antes da estreia e perdeu para o Vila Nova e para o Serra Macaense. Apesar disso, Zé Ricardo acredita que no sucesso da equipe em 2017.

A gente sabe que uma pré-temporada esses aspectos acontecem. A gente vai pensando em um campeonato longo, uma temporada longa. Ontem acabou oficialmente a primeira parte da pré-temporada, não justifica o resultado (Derrota para o Serra Macaense). Esse tipo de acontecimento, vamos buscar os pontos fortes. Com certeza nós vamos fazer uma temporada forte, uma temporada boa, concluiu.

​​

​​