Zé Ricardo, aproveite a pré-temporada! Estamos juntos!

Salve, Salve, Nação Mais Linda do Mundo!

Amanhã começa a pré-temporada no Ninho do Urubu! O que esperamos de nossa comissão técnica? Já lhes digo, caros amigos do Coluna do Flamengo: variações táticas! Muitas! Além do aproveitamento integral de nosso elenco, inclusive de nossa base!

É inegável que o trabalho realizado pelo Zé Ricardo ao longo do ano passado após assumir o time, devido aos problemas de saúde do Muricy Ramalho, foi muito bom. Ele deu padrão tático e conseguiu motivar um time que se apresentava como um bando em campo. Lógico que devemos levar em conta que nossa zaga renegada e o menino Diego chegaram tardiamente, embora tenhamos de enaltecer o trabalho de nosso técnico, cujo qual foi alçado das categorias de base do Mais Querido!

Dito isso, passado o primeiro semestre (segundo de 2016) como treinador do time principal do Flamengo, é necessário analisarmos seu trabalho a partir deste 11 de janeiro de 2017, pois nosso querido Zé Ricardo terá um tempo razoável para começar a armar o time de acordo com a suas convicções. Mas deverá fazê-lo utilizando todo o elenco! Começando a pré-temporada (o ideal para qualquer comissão técnica), Zé Ricardo será compelido a ousar um pouco mais. Deverá mostrar um pouco (ou muito) mais do que realizou no ano passado.

Refiro-me, exclusivamente a um único dilema muito complicado de se resolver, diga-se de passagem: adaptar os jogadores ao esquema do ano passado, onde alguns jogadores, notoriamente mais qualificados que outros, eram preteridos ou adaptar um esquema, qualquer que seja, utilizando-se das melhores peças à disposição em nosso elenco? Os amigos que me acompanham semanalmente sabem que prefiro, com infinita margem, a segunda opção.

Mas nosso técnico é experiente, apesar da pouca rodagem no profissional, e saberá otimizar a qualidade (que não é pouca) de nosso elenco para tirar o que há de melhor para o Flamengo. E isso deve ser visto nos treinamentos táticos neste começo de caminhada em 2017. É neste primeiro mês útil, que se inicia amanhã, que deverão ser realizados os testes visando a qualidade total do futebol jogado no Mengão. E isso deve ser trabalhado com afinco e dedicação contínuos. Os treinamentos táticos devem ser praticados à exaustão para que os jogadores possam jogar da maneira estipulada por nosso treinador.

Gostaria de solicitar algumas coisinhas ao Zé Ricardo neste começo de ano: “Por favor, tenha com Cuellar, Mancuello e Donatti a mesma paciência que teve com o Cirino, Fernandinho, Gabriel e Márcio Araújo. E dê-lhes as mesmas quantidades de chances dadas aos outros. Isso não foi visto na temporada passada. Mesmo entendendo a sua posição de querer afirmar-se com técnico e respeitar (honestamente) o seu entendimento de futebol, também sabendo do perigo da mudança de um esquema tático encaixado ao longo do campeonato, peço reiterada e insistentemente: dê aos gringos a chance que eles merecem (o investimento foi alto e eles erma protagonistas em seus respectivos times).

Continuo me dirigindo a você, Zé Ricardo: mude! Não tenha receios! Estamos juntos! A Nação te abraçou, cara! E você sabe a importância disso! Não perca o foco, faça as alterações que achar necessárias. Ouse mais! Saia da zona de conforto! Quebre seus paradigmas! E sabe qual é a primeira evidência desta quebra? Mudança comportamental.

É isso que esperamos ver em você! Seu futuro é brilhante! Mas depende de querer evoluir taticamente e montar uma equipe muito competitiva. Muito mais do que a da temporada passada. E toda a Nação Rubro-Negra acredita que você seja capaz disso! Mas para isso, faço-lhe mais uma solicitação: Surpreenda-nos! De preferência, positivamente!

Muito obrigado e que Deus continue iluminando e abençoando o seu caminho!

O Flamengo Simplesmente É!
Saudações Rubro-Negras a Todos!

Fabio Monken

Comente, interaja, opine, critique!
O debate é e sempre será salutar!

Mas faça-o de maneira cordial e com a devida educação.
Pois a intolerância e a falta de respeito são os combustíveis dos fracos!

Fonte: http://colunadoflamengo.com/2017/01/ze-ricardo-aproveite-pre-temporada-estamos-juntos/

Share this content: