Zé Ricardo mantém Fla na briga pelo título: “Não vamos dar de bandeja”

Na segunda posição e seis pontos atrás do líder Palmeiras, o Flamengo se prepara para uma pedreira no fim de semana. O jogo fora de casa contra o Atlético-MG, neste sábado, às 16h30, pode fazer o Rubro-Negro encostar de novo na briga pelo título brasileiro. Em momento decisivo, o técnico Zé Ricardo aposta na força de vontade e superação do elenco para continuar acreditando no sétimo título do Campeonato Brasileiro. O comandante lembra que o Fla fez um Brasileirão “itinerante” e, ainda assim, segue na disputa pela liderança.

– Dos 62 jogos no ano, só quatro foram no município do Rio. Existe o desgaste, mas mesmo assim estamos na briga pelo título. Não podemos desvalorizar isso. Por tudo isso também precisamos fazer final de competição forte, valorizando isso e para tudo valer a pena. Trabalhamos muito para chegar até aqui e não vamos entregar de bandeja sem fazer o maior esforço possível – declarou Zé.

O Galo, terceiro colocado com 59 pontos, é conhecido pela força como mandante. Zé Ricardo elogiou o elenco adversário, mas garante que o Flamengo não irá se intimidar. Para o treinador, o Rubro-Negro tem chance de vencer qualquer equipe.

– A partida é decisiva. Depois dela vão restar cinco rodadas. Muita coisa pode acontecer, mas por ser um adversário que briga pelos mesmos objetivos que nós, esse jogo se torna ainda mais importante. O Atlético não tem só uma grande equipe, mas um grande elenco. Mostra isso nas duas competições que disputa – disse o treinador, que prosseguiu:

– É um time impetuoso, que busca o gol o tempo todo. Mas o Flamengo já mostrou que pode vencer qualquer adversário. A única certeza que tenho é que fizemos boa semana de trabalho. Queremos fazer grande jogo e espero que se concretize. Precisamos melhorar a qualidade do nosso jogo e com isso alcançar o resultado que nos interessa.

Com 61 pontos, o Flamengo viaja ainda nesta sexta-feira para Belo Horizonte, onde enfrenta o Atlético-MG. A partida será no sábado, às 16h30, no Mineirão. Uma vitória pode fazer o time de Zé Ricardo encostar no Palmeiras, que tem 67 pontos e um grande adversário pela frente na 33ª rodada: o rival Santos, na Vila Belmiro, no mesmo dia, às 19h30.

Força da torcida

É difícil fazer uma análise simplista. Quando entramos no campo domingo a emoção tomou conta de todos. Confesso que antes de começar a partida fiquei repensando a grandeza daquele momento. Paixão é a palavra que pode resumir tudo isso. Certeza de que torcida vai estar com a gente até o final, nem preciso pedir e garanto para vocês que todos estão se esforçando ao máximo até o final da competição. É o mínimo que podemos fazer depois de tanta energia que passaram para a gente. Eu não poderia ter um início tão bom na carreira profissional.

Muitos gols sofridos nas bolas aéreas

É difícil de fazer essa análise, mas o fato é que eu vinha cobrando que nós pecisávamos ser mais efetivos nas bolas paradas porque temos uma equipe com boa estatura. Intensificamos e tivemos resposta imediata com gols de faltas laterais e escanteios. Por um motivo circunstancial ou não tivemos dificuldades na bola em jogo. Conseguimos dar uma estancada nas bolas paradas defensivas, sofríamos bastante. Ao contrário, passamos a fazer mais gols de bola parada. Importante é ter equilíbrio. Tomara que o time continue forte na bola parada e também no aspecto ofensivo sermos um pouco mais efetivos.

“Itinerante” no Brasileirão

Dos 62 jogos no ano, só quatro foram no município do Rio. Existe o desgaste, mas mesmo assim estamos na briga pelo título. Não podemos desvalorizar isso. Por tudo isso também precisamos fazer final de competição forte, valorizando isso e para tudo valer a pena. Trabalhamos muito para chegar até aqui e não vamos entregar de bandeja sem fazer o maior esforço possível.”

Condição psicológica do grupo

Tivemos papo rápido da terça. Depois um papo individual com alguns. Percebo que atletas continuam muito motivados. Fizemos jogo com quase 70 mil no Maracanã. Agora outra partida com grande mobilização de mídia e pública. Estar motivado para um jogo desse é condição básica. O importante é concentrar na performance, fazer grande partida e nos impor no Mineirão.”

Momento na competição

Nosso momento dos últimos três, quatros jogos não foram tão positivos, mas estamos trabalhando bem, fiquei feliz com a mudança de postura no segundo tempo do último jogo. Se seguirmos assim, vamos conseguir tirar essa diferença e buscar a liderança. Seria muito grande falar em decepção. Nosso trabalho é a médio e longo prazo, mas temos condições de continuar brigando pela liderança. Pelo equilíbrio, sabemos que não vai ser fácil. Não temos que nos preocupar com isso. Matematicamente fazemos várias composições, mas sempre com otimismo e buscando o topo da tabela. Alternando da produtividade, todas as equipes passaram.

Adversário perigoso

Partida decisiva. Depois dela vão restar cinco rodadas. Muita coisa pode acontecer, mas por ser um adversário que briga pelos mesmos objetivos que nós, esse jogo se torna ainda mais importante. O Atlético não tem só uma grande equipe, mas um grande elenco. Mostra isso nas duas competições que disputa. É um time impetuoso, que busca o gol o tempo todo. Mas o Flamengo já mostrou que pode vencer qualquer adversário. A única certeza que tenho é que fizemos boa semana de trabalho. Queremos fazer grande jogo e espero que se concretize. Precisamos melhorar a qualidade do nosso jogo e com isso alcançar o resultado que nos interessa.

Em busca do título

Considero os últimos resultados normais nos três últimos jogos. Alternamos bons e maus momentos, então queremos manter o bom nível o maior tempo possível, potencializar nossos pontos fortes. Vamos lá para buscar a vitória, porque só ela nos mantém vivos na competição. Nossa visão tem que ser sempre otimista. Acredito na força da nossa equipe. Impressão é que será grande jogo, porque Atlético é também muito talentoso e tem grande treinador. Temos que ter sempre os melhores pensamentos, pensar para a frente e acreditar que faremos um bom jogo.”

Escalação

A equipe está definida, tivemos boa semana de trabalho, mas como de praxe vamos divulgar no dia, até porque estamos observando como o Marcelo Oliveira vai montar sua equipe.

Atlético-MG x Flamengo

Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data e horário: sábado, 16h30 (horário de Brasília)
Escalação provável:Alex Muralha, Pará, Réver, Rafael Vaz e Jorge; Márcio Araújo, Willian Arão e Diego; Gabriel, Fernandinho e Guerrero
Desfalques: Everton e Éderson.
Pendurados: Alan Patrick, Diego, Éderson, Everton, Léo Duarte, Mancuello, Cirino e Rafael Vaz.
Arbitragem: Braulio da Silva Machado (SC)
Transmissão:TV
Globo (para todo o Brasil, menos SP, MG, PR, Chapecó-SC e Joaçaba-SC),
com Luis Roberto, Junior e Leonardo Gaciba. Premiere 1 e PFCI, com Jader
Rocha e Lédio Carmona.

Fonte: http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2016/10/ze-ricardo-mantem-fla-na-briga-pelo-titulo-nao-vamos-dar-de-bandeja.html

Share this content: