Em enquete feita pelo GloboEsporte.com, Júlio César foi eleito o maior goleiro da história do Flamengo, superando nomes como Diego Alves, Raul Plassmann e Zé Carlos. Bastante surpreso com o resultado, o ex-atleta afirmou ter um vínculo enorme com o Rubro-Negro carioca, e que às vezes se pergunta se merece receber todo esse carinho dos torcedores.
Produtos oficiais do Flamengo com descontos incríveis
— Confesso que fiquei bastante surpreso com o resultado final. Sei o quanto a torcida do Flamengo curte, tem carinho enorme pelo Júlio César. Às vezes me pergunto se mereço tanto esse carinho por parte da Nação. Já tive oportunidades de poder falar sobre essa posição de ídolo que me colocam, juro que tenho dificuldade de analisar tamanho afeto. Não ganhei um título de expressão, como aconteceu agora, Libertadores e Brasileiro no mesmo. Isso te encaixa num status de ídolo. Mas acredito que tudo isso vem daqueles problemas que eu e meus companheiros da época passaram, do não rebaixamento. Isso criou um vínculo muito forte.
Eleito o melhor goleiro do planeta em 2010, quando ainda defendia a Inter de Milão, Júlio César chegou nas categorias de base do Flamengo com apenas 12 anos e chegou ao time principal com 17. Dali em diante, caiu nas graças da Nação e rumou ao futebol europeu, sendo contratado em 2005 pela equipe italiana, onde viveu seu melhor momento na carreira. O goleiro ainda soma passagens por Queens Park Rangers, da Inglaterra, Toronto FC, do Canadá e Benfica, de Portugal.