O Flamengo mantém os pés no chão como em qualquer negociação que ainda não está finalizada, mas o clima de otimismo pela renovação do técnico Jorge Jesus já começa a tomar conta dos bastidores do clube. A diretoria rubro-negra e o técnico português avançaram na adequação dos termos e um novo vínculo deve ser assinado nos próximos dias. O atual vínculo é válido até 20 de junho.
Faltam poucos detalhes, muitos deles burocráticos, para a renovação ser oficializada. Um deles é o tempo do novo contrato: o rubro-negro deseja ter Jorge Jesus até o final de 2021, quando se encerra a gestão do presidente Rodolfo Landim, mas ainda precisa convencer Jorge Jesus a aceitar o novo termo. A informação foi divulgada inicialmente pelo jornalista Mauro Cézar e confirmada pelo GLOBO.
Porém, isso não chega a ser um impeditivo para as conversas seguirem ou algo que preocupe. Seguindo até junho de 2021 ou dezembro do próximo ano, o principal objetivo será concluído. A sensação é de que o contrato já estaria assinado se não fosse pela pandemia do novo coronavírus, que dificultou as conversas.
Nas redes sociais, os dirigentes do Flamengo dão sinais de que o acerto está próximo. No último domingo, o vice-presidente de futebol Marcos Braz compartilhou uma foto de Jorge Jesus e escreveu “vamos em frente”. Braz é conhecido por brincar com o torcedores e causar ansiedade com as suas postagens enigmáticas.
Nesta segunda-feira, foi a vez do diretor de relação externas, Cacau Cotta, a postar o grito do “Dia do Fico”, referente na história do Brasil ao dia 9 de janeiro de 1822. Neste dia, o então príncipe regente D. Pedro I declarou que não cumpriria as ordens das Cortes portuguesas, que exigiam sua volta a Lisboa, ficando no Brasil.
Uma proposta europeia tentadora, algo que o Flamengo se preparou para receber, não veio. Durante a pandemia, as chances diminuiram mais ainda. Tudo caminha para os capítulos finais da novela.