Na última quarta-feira (17), o rubro-negro avançou mais uma fase no “Enterrada da Década”, prêmio concedido pela Federação Internacional de Basquete (FIBA) e se garantiu no terceiro round das Américas. Na primeira rodada, ele derrotou o americano Jaylen Brown, ala da franquia da NBA Boston Celtics, com 56% dos votos. Já na segunda, passou pelo colombiano Braian Angola com 57%.
Mineiro é o único representante do Brasil na disputa pela melhor enterrada da década. A jogada que o colocou no páreo aconteceu em atuação pela Seleção Brasileira na Copa América de 2015, no México, contra os donos da casa.
— Naquele momento, era só mais um ponto importante para o jogo. Eu não sonhava que poderia concorrer a esse prêmio tão legal -, comentou o pivô do Flamengo.
Agora, Rafael Mineiro enfrenta o mexicano Juan Toscano no confronto que marca a final das Américas. Se passar por esta fase, o rubro-negro vai encarar o vencedor da Ásia e Oceania na semifinal do “Enterrada da Década”. O grande campeão será anunciado no dia 28 de junho. Para votar, basta acessar www.fiba.basketball/dunk-of-the-decade.