A saída de Jorge Jesus do cargo de técnico do Flamengo é uma ferida que segue aberta. Mas como o término de qualquer relacionamento, é preciso seguir em frente. O Rubro-Negro já mira um substituto e os ex-clubes do técnico português mostram que é possível ser feliz mesmo com outro comandante.

O GLOBO analisou como foram as temporadas seguintes de Braga, Benfica, Sporting e Al-Hilal, os últimos quatro clubes dirigidos pelo português. A análise levou em conta as campanhas a partir de 2008, quando o Mister conquistou o primeiro título profissional e despontou no cenário esportivo.

Braga (2008/2009)

O Braga, por exemplo, aproveitou o legado deixado por Jesus. Foram necessários cinco anos para voltar a ser campeão — com a observação de que o clube não é uma potencial em Portugal — mas houve a busca por um treinador de estilo parecido. Domingo Paciência fez o Braga ser vice-campeão português na primeira temporada sem o Mister.

— Jesus fez o Braga jogar um futebol vistoso e técnico. Os jogadores gostavam do trabalho do treinador e isso chamou a atenção do Benfica— conta Flávio Silva, do ‘Record’, que lembra que o Braga ficou em 5º com Jesus.

Retrospecto de Jorge Jesus em sua última temporada: 53 jogos, 27 vitórias, 13 empates, 12 derrotas.

Retrospecto do técnico sucessor na primeira temporada: 47 jogos, 31 vitórias, 8 empates, 8 derrotas.

Titulos conquistados por Jorge Jesus: Taça Intertoto da Uefa (2008)

Tempo até o próximo título do Braga: cinco temporadas — com o técnico português José Peseiro, o Braga voltou a ser campeão ao conquistar a Taça da Liga em 2012/2013.

Jorge Jesus Foto: Reprodução

Benfica (2009/2015)

No Benfica, o Mister fez história e ditou uma dinastia. Foram sete anos de alto investimento financeiro e títulos até a saída em 2015.

Sem Jesus, o Benfica buscou o experiente Rui Vitória e mudou a sua atuação no mercado passando a apostar mais em sua categoria de base. A mescla entre revelações e medalhões também trouxe resultado e títulos.

— O Benfica passou a apostar nos jogadores formados na sua academia e foi possível ver até atletas experientes perdendo lugar, como Luisão — conta Nuno Martins, editor do ‘Record’.

O Benfica venceu o Campeonato Português nos dois anos seguintes à saída de Jesus e mostra o Flamengo que é possível manter a hegemonia mesmo sem o treinador.

Retrospecto de Jorge Jesus em sua última temporada: 57 jogos, 37 vitórias, 7 empates, 13 derrotas.

Retrospecto do técnico sucessor na primeira temporada: 58 jogos, 40 vitórias, 6 empates, 12 derrotas.

Titulos conquistados por Jorge Jesus: Campeonato Português (2009/2010, 2013/2014, 2014/2015); Taça de Portugal (2013/2014); Taça da Liga (2009/2010, 2010/2011, 2011/2012, 2013/2014, 2014/2015), Supertaça de Portugal (2014)

Tempo até o próximo título do Benfica: uma temporada — o técnico português Rui Vitória conquistou o Campeonato Português e a Taça de Liga de Portugal na temporada seguinte com o Benfica.

Jorge Jesus Foto: Reprodução
Jorge Jesus Foto: Reprodução

 

Sporting (2015/2018)

No Sporting, Jesus deixou o clube após um episódio lamentável: a agressão por parte de torcedores que protestaram contra o treinador e os jogadores. Após sua saída, tudo indicava que uma crise interminável tomaria o clube, mas o resultado foi outro.

Os portugueses perderam dezenas de atletas na Justiça pelo episódio de violência e trocaram de treinador na temporada. Contra todos os prognósticos, ainda conseguiram beliscar dois títulos.

— A temporada foi de reconstrução, a todos os níveis. Foi muito difícil, mas esportivamente excedeu as expectativas, já que o Sporting venceu dois troféus: Taça da Liga e Taça de Portugal. Tantos como nas três temporadas com Jesus — conta Vítor Almeida Gonçalves, editor do Sporting no ‘Record’.

Retrospecto de Jorge Jesus em sua última temporada: 68 jogos, 39 vitórias, 14 empates, 15 derrotas.

Retrospecto do técnico sucessor na primeira temporada: 64 jogos, 38 vitórias, 13 empates, 13 derrotas.

Titulos conquistados por Jorge Jesus: Taça da Liga (2017/2018); Supertaça de Portugal (2015)

Tempo até o próximo título do Sporting: uma temporada — o técnico holandês Marcel Keizer conquistou a Taça de Portugal e a Taça da Liga na temporada seguinte.

Jorge Jesus Foto: Reprodução
Jorge Jesus Foto: Reprodução

 

Al-Hilal (2018/2019)

Por fim, o Al-Hilal, da Arábia Saudita, viu Jesus deixar o clube após desentendimento com o presidente. Posteriormente, teve três sucessores em um espaço de seis meses, mas conseguiu alcançar o título da Liga dos Campeões da Ásia. Pelas mãos de Zoran Mamic, Péricles Chamusca e Razvan Lucescu, o clube também disputou o Mundial de Clubes do ano passado.

— Com ou sem Jesus, o Al-Hilal era um candidato a todos os torneios — conta o jornalista árabe Yosaf.

Retrospecto de Jorge Jesus em sua última temporada: 24 jogos, 19 vitórias, 4 empates, 1 derrota

Retrospecto do técnico sucessor na primeira temporada: 38 jogos, 13 vitórias, 6 empates, 9 derrotas.

Titulos conquistados por Jorge Jesus: Supertaça da Arábia Saudita (2018)

Tempo até o próximo título do Al-Hilal: seis meses — o técnico romeno Razvan Lucescu conquistou a Liga dos Campeões da Ásia com o Al-Hilal.

Jorge Jesus Foto: Reprodução
Jorge Jesus Foto: Reprodução