O Flamengo tem um projeto de internacionalizar sua marca e, gradativamente, o clube vem dando passos para atingir o objetivo. Recentemente, o jornalista Lauro Jardim, do ‘O Globo’, revelou que o Rubro-Negro está em negociações avançadas para a criação de um time nos Estados Unidos. A equipe seria nomeada ‘Fla-USA’, teria uma franquia em Las Vegas e disputaria a Major League Soccer, a primeira divisão do futebol do país.
A cidade de Las Vegas está passando por um projeto de revitalização urbana e prevê a criação de um clube de futebol para atrair a um estádio local as partidas da MLS. Por isso, de acordo com Diogo Dantas, o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, foi procurado pelos investidores responsáveis pelo projeto, visto que, para os empresários americanos, o futebol é um atrativo importante para promover a mudança na região de Cashman District, no centro de Vegas.
Para os investidores, o Flamengo é visto como um potencial parceiro para alavancar um novo time local. A ideia principal é transformar o estádio do Las Vegas Lights FC, em sede do Fla-USA. O time ainda disputa a segunda divisão do futebol, porém, com a parceria é esperado que o time chegue a MLS.
De acordo com a apuração da ‘ÉPOCA’, a discussão ainda está em fase inicial do clube, visto que o Flamengo analisa o modelo de participação ideal para esta parceria. Há a possibilidade do Rubro-Negro ser parte de uma ‘joint-venture’ para a criação de um time, vendendo o seu ‘know-how’ em futebol e assumindo a festão de dirigentes e atletas no novo time. Ou há a chance de associar a marca Flamengo diretamente ao time da cidade, o Las Vegas Lights FC. Nesta última, o time teria as cores do clube carioca e o estádio mudaria de nome.
Apoie o Mengão! Camisa e outros produtos oficiais em promoção
O Flamengo trabalha com muita cautela o assunto. O vice-presidente de finanças do clube, Rodrigo Toste, que mora nos Estados Unidos, é o responsável pela conversa com os americanos. Inclusive, o dirigente já visitou o bairro de Cashman District, que receberá o investimento de revitalização. Além disso, o Fla destacou um advogado para estudar as leis americanas e entender todas as alternativas possíveis.
O clube carioca foi procurado pela ÉPOCA e não comentou a negociação. O Flamengo informou, em nota, que o “no momento oportuno o tema será tratado com responsabilidade e máxima transparência.