A Conmebol revelou na tarde desta sexta-feira (28), que não cogita fazer novos adiamentos em partidas da Libertadores durante a pandemia do novo coronavírus. De acordo com a informação apurada pelo Esporte Interativo, a entidade pretende manter as datas, mesmo se uma equipe tiver menos de onze jogadores para colocar em campo. De acordo com a FIFA, um clube pode jogar com no mínimo sete atletas. Embasada na regra, a confederação afirma que só vai anular jogo se pelo menos 34 dos 40 inscritos de algum clube testarem positivo para Covid-19.
“Cada clube pode inscrever 40 jogadores, demos mais dez vagas. A regra da FIFA é que um time pode entrar em campo com no mínimo sete jogadores, então uma partida só será anulada em caso de 34 infecções, com 33 ainda dá para jogar”. Afirmou a fonte.
Caso algum clube não tenha sete atletas disponíveis, também está descartado o adiamento. A Conmebol ressaltou que ‘anular’ significa decretar ‘W.O’. De acordo com a confederação, se um clube tiver mais de 33 infectados, é porque”não está se cuidando de maneira correta”. Vale lembrar, que na primeira metade de setembro a entidade aumentou a quantidade de inscritos na maior competição da América do Sul, de 30 para 40 jogadores para ‘prevenir’ prejuízos aos clubes.
Em busca do tricampeonato do título mais importante do continente, o Flamengo volta a campo na Libertadores contra o Independiente Del Valle no dia 17 de setembro. A partida será disputada no Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito, no Equador. A partida vale a liderança do Grupo A. As duas equipes estão empatadas com seis pontos, mas os equatorianos ocupam a primeira colocação por conta do saldo de gols.