Com o surto do novo coronavírus atingindo a delegação do Flamengo, o clube precisou recorrer às categorias de base para escalar o time profissional. Os volantes Richard e Dhouglas foram selecionados para compor o elenco contra o Palmeiras. Após serem integrados a equipe principal, os jogadores voltaram para a categoria sub-20, no entanto, desfalcam o Rubro-Negro na próxima partida do Campeonato Brasileiro da categoria. Isso porque, o teste para a Covid-19 do colombiano deu inconclusivo, enquanto, o de Dhouglas, deu positivo A informação foi inicialmente divulgada pelo jornalista Venê Casagrande.
Pela quarta rodada do Brasileirão sub-20, o Flamengo encara o Grêmio fora de casa, no domingo (4), às 15h, no Estádio Airton Ferreira da Silva. Além dos dois volantes, o Rubro-Negro tem outros desfalques por Covid: o zagueiro Milani e o atacante Rodrigo Muniz. O defensor testou positivo, enquanto, o artilheiro teve o exame com resultado inconclusivo. Vale destacar que, com exceção de Rodrigo Muniz, os três jovens estiveram relacionados no jogo do profissional contra o Palmeiras, no último fim de semana.
Com isso, o técnico Maurício Souza precisou convocar às pressas alguns jogadores para o jogo contra o Grêmio. O zagueiro Kayque Soares, de 17 anos, destaque da base, viaja para o Sul para se juntar a delegação do Flamengo. Além do defensor, alguns atletas que estavam integrados ao profissional e, inclusive, treinaram neste sábado, também foram convocados, dentre eles: João Fernando, Otávio, Yuri, João Gomes, Guilherme Bala e Lázaro.
Entretanto, os zagueiros Natan e Noga permaneceram no Rio de Janeiro e, provavelmente, devem seguir como titulares no profissional. A dupla da base foi titular no confronto contra o Independiente del Valle e, após boa atuação, e com os defensores em recuperação, deve manter a posição contra o Athletico Paranaense. O duelo entre as equipes acontece no domingo (4), às 16h, no Maracanã.