O Flamengo demitiu o técnico Domènec Torrent nesta segunda-feira (9). A situação já se dizia insustentável e, como apurado pelo Coluna do Fla, o catalão já havia entregado o cargo após sofrer a segunda goleada seguida. Para muitos, a grande falha do treinador foi não ter acertado o sistema defensivo como no trabalho anterior, de Jorge Jesus, o que deixou a defesa suscetível a sofrer dez gols em três jogos. Entre os mais criticados, Gustavo Henrique vem muito abaixo e amargou quatro erros decisivos nos últimos três compromissos em que foi titular.
O zagueiro ainda não atingiu sua melhor forma com o Manto Sagrado. No início, ainda com o Mister, Gustavo dava sinais de que seria uma peça importante para o elenco, mas depois perdeu toda a confiança. No esquema de Dome, os laterais apoiavam demais o ataque e, com isso, deixavam espaços e atacantes sobrando para a cobertura da zaga. Fora de sua característica, correr atrás de extremos rápidos virou rotina para o defensor que, quase sempre, perdia no ‘mano a mano’. Até nas jogadas aéreas, ponto alto, literalmente, de seu jogo deixou de ser uma arma, já que na última partida o Fla sofreu gol em bola aérea.
Os erros nas últimas partidas não foram apenas por conta do esquema, também falta confiança. Para começar, foi tentar um passe de efeito contra o Internacional e deu o gol ‘de bandeja’ para Galhardo. Diante do São Paulo, certamente, foi sua pior exibição com a camisa rubro-negra, visto que cometeu um pênalti e ainda não cortou o cruzamento de Reinaldo, deixando a bola oferecida para Brenner marcar. No último jogo foi facilmente envolvido pelos rápidos atacantes do Atlético-MG e, mesmo que sem querer, abriu o placar em gol contra. O zagueiro teve nota acumulada de 6.18, segundo dados do aplicativo ‘SofaScore’, a pior entre os jogadores do Mais Querido.
Sem técnico e, provavelmente, com esquema mais compacto, o Flamengo volta a campo neste meio de semana. Enfrenta o São Paulo na quarta-feira (11), às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã, em jogo válido pelas quartas de final da Copa do Brasil. O confronto terminará na próxima semana, já que, por definição de sorteio, a equipe paulista tem a vantagem de decidir em casa. A partida terá transmissão do Coluna do Fla, com Rafa Penido no comando.