Nesta sexta-feira (13), o Flamengo entrou em uma campanha para combater a fake news em período eleitoral. Isso porque, entre os dias 15 e 29 de novembro, acontecerão as eleições municipais por todo o Brasil e, justamente nessa época, se intensifica a propagação de notícias falsas e desinformação.
Desse modo, o Mais Querido aproveitou sua grandeza e notoriedade para espalhar a campanha #NãoTransmitaFakeNews por meio de suas redes sociais. Diversos clubes de futebol entraram nessa onda e, assim como o Fla, publicaram uma mensagem fazendo alusão ao VAR (árbitro assistente de vídeo).
CONFIRA A PUBLICAÇÃO:
#NãoTransmitaFakeNews pic.twitter.com/Um9OiksZJr
— Flamengo (@Flamengo) November 13, 2020
Vale lembrar que o Código Eleitoral, existente desde 1965, responsável por regulamentar as eleições para cargos políticos está em constante adaptação e, por isso, em 2019, foi adicionada uma lei para combater à desinformação. Desse modo, quem fizer denúncia falsa ou divulgar fake news com finalidade eleitoral, está sujeito a pagar multa ou, em casos mais graves, pegar pena de até oito anos de prisão.
Nas eleições municipais 2020, os eleitores deverão escolher prefeitos e vice-prefeitos, além de vereadores. Cabe destacar que, como existe a possibilidade de ocorrer um segundo turno, caso nenhum candidato obtenha 50% +1 dos votos, a data para uma nova votação está marcada: 29 de novembro.