O Flamengo entra em campo na noite desta quarta-feira (17), para encarar o São Paulo, pelo segundo e decisivo jogo das quartas de final da Copa do Brasil. Para o embate, o técnico Rogério Ceni relacionou o meia Everton Ribeiro, mesmo sem ter a pretensão de fazê-lo entrar em campo. Isso porque, o jogador atuou pela Seleção Brasileira na última terça-feira (17), na vitória de 2 a 0 sobre o Uruguai, em Montevidéu.
A relação do camisa 7 rubro-negro, todavia, gerou críticas do ex-jogador Zinho. Em participação no ‘Expediente Futebol’, da Fox Sports, o comentarista classificou como ‘absurdo’ o fato do Mais Querido ter incluído Everton Ribeiro na lista de jogadores disponíveis para o duelo contra o Tricolor Paulista. Segundo ele, é questão de bom senso deixar o capitão no banco, ao menos, no primeiro tempo.
— A gente sempre reclama do desgaste dos jogadores, que não pode jogar tantos jogos assim. Os clubes reclamam, os atletas. É uma decisão, jogo importante de Copa do Brasil, mas acho um absurdo (colocar o Éverton Ribeiro para jogar contra o São Paulo). A possibilidade de lesão é muito grande. Espero que, pelo menos, tenham o bom senso de deixá-lo no banco no primeiro tempo -, declarou.
Apesar das críticas, o treinador Rogério Ceni revelou recentemente, em coletiva, que Everton Ribeiro não seria utilizado caso entrasse em campo pela Seleção Brasileira, justamente para preservar o jogador. O mesmo vale para o lateral direito, Maurício Isla, que representou o Chile na derrota de 2 a 1 para a Venezuela também na última terça. Desse modo, apesar de ambos se juntarem à delegação rubro-negra, dificilmente entrarão em campo.
Além da dupla, Ceni também não poderá contar com Pedro e Gabigol, ambos com lesões musculares. Rodrigo Caio, Filipe Luís e Diego, também estão fora, pois estão em processo de recondicionamento físico. Já o volante Thiago Maia teve os ligamentos do joelho esquerdo rompidos e está fora da temporada 2020, voltando aos gramados somente em 2021.
Em meio a isso, São Paulo e Flamengo entram em campo às 21h30 (horário de Brasília), no Morumbi. Vale ressaltar que o Mais Querido vai em desvantagem, pois perdeu o jogo de ida, no Maracanã, por 2 a 1. Agora, portanto, somente a vitória interessa o Fla. Sem o critério de ‘gol fora de casa’, o Mengo precisa vencer por dois tentos de diferença, para que a disputa não vá para os pênaltis.
O duelo terá transmissão ao vivo da TV Globo. O Coluna do Fla, todavia, comanda a narração mais rubro-negra da internet, na voz de Rafa Penido, no YouTube. Tradicionalmente, Tulio Rodrigues comenta a partida e João Pedro Granette assume a reportagem.