Em um calendário apertado pela pandemia, a queda na Copa do Brasil poderia representar um alívio para o elenco do Flamengo e o técnico Rogério Ceni. Mas o desejado refresco para recuperar os atletas fisicamente e evoluir o modelo de jogo demorará a acontecer. Mesmo com a eliminação diante do São Paulo, o rubro-negro poderá ter pela frente mais um mês de jogos em ritmo acelerado, desde que avance na Libertadores.

Das 14 semanas do calendário do Flamengo, a equipe (se avançar até a final da Libertadores) só terá, no máximo, quatro livres. Caso vá às quartas de final da Libertadores ao passar pelo Racing, a primeira de descanso só virá no final de dezembro. Ou seja, Rogério Ceni não terá tempo para treinar ou recuperar atletas tão cedo.

Caso o Flamengo caia diante do Racing, vai limpar mais semanas no curto prazo, inclusive as duas seguintes às oitavas, mas nenhum Rubro-Negro deseja isso. Vale lembrar que todos os finais de semana são preenchidos com jogos do Campeonato Brasileiro e no dia 30 de janeiro está marcada a final da Libertadores.

Novembro

24/11 — Racing x Flamengo — Libertadores

Dezembro

01/12 — Flamengo x Racing — Libertadores

8, 9 ou 10/12 — Quartas de final da Libertadores

15, 16 ou 17/12 — Quartas de final da Libertadores

23/12 — Semana livre (Semifinal da Copa do Brasil)

30/12 — Semana livre (Semifinal da Copa do Brasil)

Janeiro

5 ou 6/01 — Semifinal da Libertadores

12 ou 13/01 — Semifinal da Libertadores

20/01 — Flamengo x Palmeiras — Campeonato Brasileiro

27/01 — Semana livre*

* O Flamengo enfrenta o Sport no dia 31/01, na Ilha do Retiro. Caso vá para a final da Libertadores, que está marcada para dia 30, a tendência é que o jogo seja remarcado. Resta saber se para o meio de semana, no dia 27 de janeiro, ou para as próximas semanas, nos dias 3 ou 10 de fevereiro.

Fevereiro

03/02 — Semana livre (Final da Copa do Brasil)*

10/02 — Semana livre (Final da Copa do Brasil)*

17/02 — Flamengo x Corinthians— Campeonato Brasileiro

24/02 — São Paulo x Flamengo — Campeonato Brasileiro