A tabela do Campeonato Brasileiro parece ter sido desenhada para um retorno triunfal de Gabigol diante do seu ex-clube. No primeiro turno, uma lesão na coxa direita o obrigou a ter uma recuperação veloz para marcar o gol da vitória contra o Santos, na Vila Belmiro. Neste domingo, ele é a grande novidade do Flamengo para o duelo do Maracanã, às 16h (de Brasília).
A volta de Gabigol é importante pois o Flamengo está a oito pontos de distância do líder do Campeonato Brasileiro, o São Paulo. Não deixar os paulistas escaparem é a missão na única competição que restou para o clube na temporada. O Rubro-Negro tem 42 pontos — e o Santos, 38.
Desta forma, Rogério Ceni terá o trio ofensivo formado pelo camisa 9, Pedro e Bruno Henrique à disposição pela primeira vez desde que assumiu o comando técnico do Flamengo. Juntos, eles são responsáveis por 54,46% dos gols marcados pelo rubro-negro nesta temporada, uma vez que o total é de 101.
Somando os gols feitos pelo trio de ataque rubro-negro, até o momento, a conta chega a 55. Pedro lidera o ranking com 20 tentos, seguido de Gabigol, com 18, e Bruno Henrique com 17.
Por falar em Bruno Henrique, o camisa 27 teve dores no joelho no clássico do último sábado, realizou trabalho físico específico, mas a tendência é de que também esteja liberado para encarar o Santos.
Ceni também aposta no trio para melhorar o aproveitamento dentro de casa — atualmente apenas 57,5%, com cinco vitórias, quatro empates e duas derrotas.
Dos próximos cinco jogos, quatro serão no Maracanã: Santos, Bahia, Fluminense e Ceará. O objetivo é se aproximar mais do desempenho como visitante. O Flamengo é o time com o melhor aproveitamento: 63,8% — sete vitórias, dois empates e três derrotas.

Problemas na escalação
Mas Ceni não tem apenas boas notícias. Diego Ribas deve ser desfalque pois foi diagnosticado com desequilíbrio muscular e tem feito atividades separadas do elenco. Gustavo Henrique é ausência confirmada, pois cumpre suspensão devido à expulsão no jogo contra Botafogo.
Logo, Ceni terá que mudar a zaga e escolher quem atuará ao lado de Rodrigo Caio no setor. Thuler, Léo Pereira e Natan disputam a posição. O volante Thiago Maia só retorna aos gramados em 2021 por conta da cirurgia no joelho esquerdo.
Além destes, Willian Arão sentiu dores e fez exames, que detectou lesão na parte posterior da coxa direita e deve ser substituído por João Gomes, de 19 anos.