Nos últimos anos, o Flamengo adquiriu a postura de clube comprador. Sempre de olho no mercado da bola, o Rubro-Negro exerceu a contratação de diversos craques para o elenco. O mais recente alto investimento foi na compra de Pedro, que pertencia a Fiorentina, da Itália. Próximo do início da temporada de 2021, o Mais Querido estabeleceu alguns valores para abrir negociação das principais ‘estrelas’ do elenco.
Apesar de nomes importante para o elenco, internamente, o Flamengo trata apenas quatro jogadores como ‘inegociáveis’. De acordo com o jornal O Globo, Arrascaeta, Bruno Henrique, Gabriel Barbosa e Gerson são os atletas que o Rubro-Negro fará jogo duro para negociar. Desta forma, o clube definiu que para a venda algum jogador do quarteto, a proposta mínima é de 40 milhões de euros para abrir conversa.
A expectativa é de que as propostas cheguem durante a janela de transferência prevista para o meio do ano. Porém, como precaução, o Mais Querido já estabeleceu os valores. Vale lembrar que no início de 2021, Everton Ribeiro ficou próximo de deixar o Rubro-Negro, no entanto, o Flamengo voltou atrás e optou por aumentar o valor inicial da negociação. Assim, é possível que o camisa 7 seja mais um dos jogadores que o Fla fará jogo duro para negociar.
Devido ao impacto da Covid-19 nas finanças do clube, o Flamengo planeja assumir o posto de clube vendedor nesta temporada. Não à toa, o Mais Querido já negociou dois atletas neste ano: Yuri César para o Shabab Al Ahli, dos Emirados Árabes, e Lincoln para o Vissel Kobe, do Japão. A venda destes dois jogadores rendem um valor líquido de R$ 42 milhões aos cofres do Rubro-Negro. Até o fim da temporada 2020, é possível que o Fla negocie outras peças do elenco.