O Campeonato Carioca de 2021 será transmitido diferentemente dos últimos anos. A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ), órgão que organiza a competição, está se planejando para transmitir o estadual Rio de Janeiro com um tipo de pay-per-view com jornalistas que atuavam na Fox Sports. A informação foi divulgada primeiramente pelo UOL.
A entidade a Rede Globo não conseguiram chegar a um acordo e, dessa forma, com a indefinição da transmissão para a TV aberta, a FERJ decidiu criar uma nova forma de propagar a competição. Além das mudanças na veiculação das partidas, os dirigentes responsáveis pelo projeto do órgão estão prevendo criar canais em redes sociais, como YouTube e Facebook.
O executivo Marcelo Campos Pinto, ex-Globo, lidera o andamento dos ajustes e, de acordo com os representantes, o intuito é ter programas pré e pós-jogos. Como mencionado anteriormente, comunicados que trabalhavam na Fox Sport foram convidados pela FERJ, como Lívia Nepomuceno e Flávio Winick, ex-repórter dos canais. Além de outros três diretores e produtores, que já se acertaram com a entidade.
O funcionamento do programa será parecido com o canal criado pela Conmebol para assistir à Libertadores. O público assina o conteúdo para assistir a determinados jogos ou investe em adquirir por todas as partidas. A expectativa dos representantes é de acertar todos os ajustes finais até o fim deste mês, quando inicia o Campeonato Carioca.
Vale lembrar que o SBT apareceu como emissora mais provável para a transmissão do Campeonato Carioca na TV aberta, embora a Rede Globo ainda tenha que acertar cláusulas contratuais pendentes com alguns times. O contrato, vale ressaltar, ainda não foi assinado.