Depois do Flamengo anunciar desistência nas negociações com Rafinha, muito se especulou sobre uma possível ida do lateral direito ao Grêmio. O presidente do clube gaúcho, perguntado sobre o assunto nos últimos dias, tratou de rechaçar a possibilidade. No entanto, as coisas parecem ter mudado e o veterano pode estar a caminho do Rio Grande do Sul.
De acordo com o jornalista Vagner Martins, o técnico Renato Gaúcho teria convencido o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan, a trazer o lateral. Ainda segundo a apuração, o jogador esteve no CT do clube e acertou tudo. O que motivou as conversas terem avançado foi o fato de Rafinha ter aceitado diminuir o salário.
Apesar da passagem curta pelo Flamengo, o experiente lateral fez parte do time histórico de 2019 e enfileirou títulos pelo Clube da Gávea. Identificado com a Nação Rubro-Negra, Rafinha ainda tinha grande apoio dos torcedores, que pediam em peso sua volta ao Mais Querido. O jogador deixou o time em agosto de 2020 e rumou à Europa, para defender o Olympiacos, da Grécia.
Inicialmente, a possível chegada do jogador ao Grêmio não agradava Romildo, que chegou a revelar conversa que teve com Renato, descartando a vinda de Rafinha. Contudo, o cenário parece ter mudado e nos próximos dias o anúncio deve ser feito. O ex-Fla chega com status de titular absoluto na posição.