O Internacional optou por não exercer o direito de compra por Rodinei e, assim, o lateral entrou nos planos de Rogério Ceni para esta temporada do Flamengo. No último ano, o atleta atraiu o interesse de quatro clubes – todos por empréstimo -, mas deu prioridade ao Colorado e brigou segundo a segundo pelo título brasileiro com o Rubro-Negro, conforme noticiado pela jornalista Raisa Simplicio.
Uma das investidas partiu do Gençlerbirliği, 13º colocado do Campeonato Turco à época. O interesse ocorreu no mês de agosto de 2020, mas também era por empréstimo, assim como aconteceu em sua ida ao Internacional, e não foi adiante. Rodinei foi a segunda contratação realizada pelo clube gaúcho na temporada passada. Tornou-se, inclusive, um dos destaques na briga pelo título do Brasileirão.
Em janeiro de 2021, Rodinei recebeu sondagens dos Emirados Árabes. Como era peça fundamental no esquema de Abel Braga, não foi liberado – o interesse também era nos moldes de empréstimo e, portanto, pouco atrativo para o clube gaúcho.
Em julho de 2020, Flamengo e Internacional chegaram a um acordo pela renovação do empréstimo de Rodinei. Porém, a mudança no departamento de futebol colorado e o interesse em revelar peças da base, fizeram com que o clube não fosse adiante pela compra do lateral. Assim, o defensor deve retornar à Gávea e disputar vaga com Isla e Matheuzinho.
Sabendo das competições envolvendo Datas FIFA e da possibilidade de convocação de seu lateral titular, Maurício Isla, o técnico Rogério Ceni não descarta uma possível utilização de Rodinei no decorrer da temporada. Visto que a ideia do Flamengo manter-se na briga nas principais competições que disputa.