Nas próximas semanas, o Flamengo terá sérios problemas, pois não poderá contar com Gabigol, Everton Ribeiro e Rodrigo Caio convocados para a Seleção Brasileira principal, Pedro e Gerson para Seleção Olímpica, além de Arrascaeta, chamado pelo Uruguai, e Isla, para o Chile. Nesta segunda (31), alguns atletas já se colocaram à disposição dos treinadores para amistosos preparatórios e só retornam após o fim da Copa América, com início para o dia 13 de junho e término em 10 de julho.
A comentarista do Coluna do Fla, Paula Mattos, lembrou que o fato do clube ter muitos atletas convocados é um fruto das gestões implementadas no Flamengo nos últimos anos e disse ainda que ao longo da temporada, as ausências dos principais atletas podem chegar a um turno inteiro do Brasileirão.
— A gente que viveu aquele Flamengo de 2013, do começo do processo de reestruturação, nunca imaginou ter um plantel tão absurdo, tão qualificado a ponto de termos nove desfalques para seleções. Isso eleva o patamar do Flamengo e mostra como o Flamengo fez gestões sérias para conseguir montar um elenco tão qualificado.
— Ao mesmo tempo é um absurdo, pois não existe um time ser desfalcado de nove jogadores e desses nove, sete titulares do time do Flamengo. A gente está numa situação muito complicada, são muitas datas-Fifa… Só no Campeonato Brasileiro vão ter datas-Fifa durante 18 rodadas, metade do campeonato. (…) Querendo ou não, o Flamengo vai sair com o ônus dessa conta —, disse.
Confira a opinião completa: