Por: Giovana Marcondes
Desde a saída de Pablo Marí, o sistema defensivo do Flamengo desandou. O Rubro-Negro contratou três zagueiros com nome no futebol brasileiro e mundial, mas as peças ainda não se encaixaram, como é o caso de Gustavo Henrique, Léo Pereira e Bruno Viana. Assim, Willian Arão foi ‘improvisado’ na zaga, mas ainda não agradou boa parte da torcida. Em meio a isso, com diversos problemas na defesa, o Coluna do Fla separou alguns nomes de jogadores da posição que estão livres no mercado.
O primeiro deles é o zagueiro David Luiz, que tem seu nome ventilado no Flamengo nas últimas semanas. Multicampeão na Europa e atleta de Seleção Brasileira, o defensor não renovou o contrato com o Arsenal, da Inglaterra, e está livre no mercado. Na última quinta-feira (03), o clube inglês anunciou a saída do jogador por meio de suas redes oficiais. No entanto, a chance de o atleta reforçar o clube da Gávea é mínima, visto alto salário impede qualquer possibilidade de negociação.
Outro nome livre no mercado é o zagueiro Juan Jesus. O atleta, revelado pelo Internacional, deixou a Roma na última semana e pode ser negociado. O Colorado sonda a situação do atleta, para uma possível repatriação do jogador. Contudo, a torcida do Flamengo não perdeu tempo e já se manifestou ‘invadindo’ as redes sociais do clube italiano, pedindo a contratação do defensor de 29 anos.
Juan Jesus foi campeão da Libertadores com o Internacional em 2010, atuando como titular no empate em 1 a 1 com o Deportivo Quito. O zagueiro acumula passagens pela Seleção Brasileira Sub-20, além da conquista do Mundial da Categoria. Em 2011, foi transferido para a Internazionale – onde permaneceu até julho de 2016, quando acertou seu vínculo por empréstimo com a Roma (R$7,3 milhões na cotação da temporada).
Já Balbuena, de 29 anos, foi anunciado nesta sexta-feira (04) que deixará o West Ham, da Inglaterra. Especulado no Flamengo, o zagueiro é uma ótima opção para compor o setor defensivo do Rubro-Negro, e já teve seu nome ventilado na Gávea. Nas últimas duas temporadas no clube inglês, o jogador esteve em campo em 39 partidas e fez dois gols. O paraguaio já atuou no futebol brasileiro, quando defendeu o Corinthians de 2016 a 2018. Por lá, ele conquistou dois Campeonatos Paulistas (2017 e 2018) e um Campeonato Brasileiro (2017).
Por fim, Ezequiel Garay, argentino, também é uma opção para o Rubro-Negro. O zagueiro de 33 anos acumula passagens por times da Espanha, Portugal e Rússia. Atualmente, ele está sem clube após não renovar contrato com o Valência. Ao todo, o defensor conquistou dez títulos na Europa: Campeonato Português (2013/2014), Taça de Portugal (2013/2014), Supertaça de Portugal (2011/2012 e 2013/2014), Copa do Rei (2010/2011), Campeonato Russo (2014/2015), Copa da Rússia (2015/2016) e a Supertaça da Rússia (2016).